VISITA TÉCNICA

Vereadores vão conferir requalificação do Córrego Navio-Baleia, na Região Leste

Colegiado vai avaliar andamento de reassentamento de famílias e de obras de saneamento básico

quinta-feira, 31 Agosto, 2017 - 18:45
Agentes da Prefeitura retirando lixo de córrego poluído

Foto: Portal PBH

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai ao Bairro Pompeia, na Região Leste da capital, verificar as condições de conservação do Córrego Navio-Baleia, bem como a qualidade de vida da população que reside em suas margens. Requerida pelo vereador Edmar Branco (PTdoB), a visita técnica ocorre nesta sexta (1º/9), às 9h30, na Rua Juramento, esquina com a Av. Belém.

De acordo com o parlamentar, a comunidade local aguarda obras que haviam sido aprovadas no PAC, mas que ainda não foram concluídas. Nesse sentido, o objetivo da visita é averiguar, in loco, as intervenções que já foram realizadas e as que ainda precisam ser feitas, bem como o estágio de recuperação das nascentes e o andamento do reassentamento das famílias afetadas pelas obras. A visita, de acordo com Edmar Branco, será realizada após solicitação de membros do Conselho Municipal de Saneamento de Belo Horizonte (Comusa).

Foram convidados para a atividade, entre outros, representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, da Copasa, do Comusa, da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), do projeto Manuelzão e moradores da comunidade.

Sobre o córrego

O Navio-Baleia nasce na Mata da Baleia, na Serra do Curral, e faz parte da bacia do Ribeirão Arrudas. Atravessa, além do Pompeia, os Bairros Cafezal, Saudade, Santa Efigênia, Esplanada, Taquaril, Vera Cruz, bem como o Parque das Mangabeiras. A urbanização da área, na segunda metade do século XX, criou problemas associados ao descarte irregular de lixo e esgoto e à ocupação desordenada do entorno. Apesar disso, ainda é possível encontrar em alguns trechos do córrego os biomas Cerrado e Mata Atlântica.

Superintendência de Comunicação Institucional