ASSISTÊNCIA SOCIAL

Obras do Espaço BH Cidadania no Conjunto Paulo VI estão paradas

Após visita técnica ao local, comissão constatou que conclusão da obra depende da publicação de aditivo pela PBH

segunda-feira, 11 Setembro, 2017 - 14:00
Comissão, Sudecap, comunidade e Centro de Referência em Assistência Social, em visita técnica ao Espaço BH Cidadania, no Bairro Paulo VI

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Uma área de 740 m² de área construída no Conjunto Paulo VI para abrigar o Espaço BH Cidadania e proporcionar a pessoas em situação de vulnerabilidade a oportunidade de convivência. Iniciadas no final de 2013, as obras, apesar de adiantadas, estão paradas. A retomada dos trabalhos depende da publicação pela prefeitura de aditivo no contrato com a empresa que executa as intervenções. A previsão de entrega do espaço, onde funcionará o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), era neste mês. A situação foi verificada pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, em visita técnica na última quarta-feira (6/9). O vereador Edmar Branco (PTdoB), que requereu a visita, encaminhará ofício à PBH, justificando a importância do espaço para a comunidade e cobrando a publicação do aditivo.

O CRAS funciona hoje numa casa que não comporta a prestação do serviço. Visando ampliar a oferta de serviços à comunidade e melhorar a qualidade do atendimento, o Espaço BH Cidadania contará com 21 salas, incluindo recepção, auditório, salas de oficina e atendimento, salão, cozinha industrial e de apoio para funcionários, além de um espaço de convivência externo e uma pista de skate.

Condições contratuais

Conforme explicou a arquiteta da Sudecap, Denise Alvarenga, o contrato foi firmado e a obra iniciada no final de 2013. Em 2014, a obra foi paralisada por 407 dias, mas a partir de 2015, foram feitos dois ajustes contratuais sem acréscimo de valores. Hoje, está sendo finalizado o terceiro ajuste contratual, agora com acréscimo de valores. Logo seja publicado o aditivo no Diário Oficial do Município (DOM), a obra poderá ser concluída. O contrato da Estrutura Engenharia (empreiteira que vem executando o serviço) com a Sudecap expira no dia 30 de outubro deste ano, prazo para que o serviço seja entregue.

Segundo Alvarenga, o projeto teve que ser readequado devido a condições indevidas de pavimentação, saneamento e fundação, gerando-se, assim, um acréscimo financeiro. Assim, até que fosse regularizada toda a documentação para a nova planilha, a obra sofreu um atraso, por retificação de projetos e aditivos de prazo e de valor.

Centro de Referência em Assistência Social

Segundo a coordenadora interina do CRAS Conjunto Paulo VI, Maria Fátima de Carvalho Porto, além do Conjunto Paulo VI e do Bairro Montes Claros, o CRAS atende parte do Bairro Capitão Eduardo. Existem no território mais de 6 mil famílias referenciadas e mais de 4 mil famílias cadastradas, atendendo-se, em média, mil famílias por mês.

O principal trabalho do CRAS é o atendimento a famílias, buscando a prevenção da vulnerabilidade, do relacionamento, dos vínculos e a garantia de benefícios básicos e eventuais encaminhados, como documentos, isenção de identidade e outras orientações acerca de direito previdenciário. A coordenadora ressaltou que o segundo serviço, o de convivência, atualmente não é ofertado por falta de espaço.

Marcos Aníbal, do Programa BH Cidadania, sugeriu na visita uma mobilização da comunidade, a fim de conhecer seu potencial artístico e esportivo, para que, no dia da inauguração, a pista de skate já possa ser usada pelas pessoas e, num futuro próximo, torne-se referência na cidade de Belo Horizonte.

Encaminhamentos

Conforme reforçou o vereador Edmar Branco, a publicação do ajuste vem sendo aguardada há cerca de seis meses. Segundo ele, havia um compromisso da Secretaria Municipal de Governo de que a obra seria entregue à comunidade em setembro deste ano. “Então, encaminharei ofício à prefeitura, mostrando a necessidade de que a obra seja entregue à comunidade, que é carente e precisa desse espaço”, informou.

Também estiveram presentes na visita representantes da Subsecretaria de Assistência Social /Gerência de Serviços e Ações Estratégicas da Assistência Social da Secretaria de Políticas Sociais, Diretoria Rregional de Assistência Social Nordeste, Secretaria Municipal de Governo e lideranças comunitárias.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157688673742125,size=s]