Visitas técnicas vão avaliar substituição de companhias da PM por bases móveis
Plano de trabalho da Comissão Especial foi aprovado nesta terça. Documento também prevê realização de audiências públicas
Foto: Abraão Bruck/Câmara de BH
A Comissão Especial de Estudo - Fechamento de Companhias da PM aprovou o plano de trabalho nesta terça-feira (17/10). Na mesma reunião, os vereadores deliberaram a realização de visitas técnicas, a partir da próxima semana, a quatro das 10 companhias a serem fechadas. Instituído no início do mês, o colegiado tem como foco discutir a proposta do governo do Estado de substituir as unidades por base móveis que atuariam no patrulhamento da cidade. Saiba mais sobre os objetivos da Comissão Especial.
Relator do colegiado, o vereador Juliano Lopes (PTC) foi autor da proposta do plano de trabalho aprovada nesta terça. O documento prevê a realização de visitas técnicas, audiências públicas e o envio de pedidos de informação a autoridades, sempre no intuito de conhecer e avaliar as condições operacionais das companhias e o impacto de seu eventual fechamento para a segurança comunitária. Os trabalhos – que ainda não têm data para serem encerrados – serão concluídos com a apresentação de um relatório final que vai condensar as informações levantadas e apresentar uma análise da estratégia traçada pelo governo.
Visitas técnicas
Para dar início às atividades de campo, a comissão aprovou a realização de visitas técnicas a quatro companhias da Policia militar. O objetivo, em todos os casos, é apurar o custo mensal das unidades, seu raio de atuação e os reflexos de sua eventual supressão. Espera-se ainda que a atividade abra portas para que a comissão avalie se as bases móveis suprirão a demanda da população na garantia dos serviços de promoção da segurança pública. A proposta é que as visitas, que foram requeridas por Juliano Lopes, sejam realizadas de acordo com o seguinte cronograma:
- Dia 24 de outubro (terça-feira), a partir das 9h30:
11ª Companhia da Polícia Militar do 41º Batalhão da PM, situada na Rua Joaquim Anacleto da Conceição, nº 23, Conjunto Teixeira Dias e, na sequência, a 10ª Companhia da Polícia Militar do 5º Batalhão da PM, localizada na Av. Dom João VI, nº 1.010, Bairro Palmeiras
- Dia 7 de novembro (terça-feira), também a partir das 9h30:
9ª Companhia de PM, localizada na Av. Tereza Cristina, nº 3.230, no Padre Eustáquio e, na sequência, a 21ª Companhia de PM, localizada na Av. Pedro II, 2.180, no Carlos Prates (ambas Companhias do 34º Batalhão).
Estiveram presentes na reunião a vereadora Nely (PMN) e os vereadores Autair Gomes (PSC), Carlos Henrique (PMN), Irlan Melo (PR), Juliano Lopes, Léo Burguês de Castro (PSL) e Pedrão do Depósito (PPS).
Superintendência de Comunicação Institucional