COMISSÃO ESPECIAL

Visitas técnicas vão avaliar substituição de companhias da PM por bases móveis

Plano de trabalho da Comissão Especial foi aprovado nesta terça. Documento também prevê realização de audiências públicas

terça-feira, 17 Outubro, 2017 - 19:15
Vereadores em reunião da Comissão Especial de Estudos

Foto: Abraão Bruck/Câmara de BH

A Comissão Especial de Estudo - Fechamento de Companhias da PM aprovou o plano de trabalho nesta terça-feira (17/10). Na mesma reunião, os vereadores deliberaram a realização de visitas técnicas, a partir da próxima semana, a quatro das 10 companhias a serem fechadas. Instituído no início do mês, o colegiado tem como foco discutir a proposta do governo do Estado de substituir as unidades por base móveis que atuariam no patrulhamento da cidade. Saiba mais sobre os objetivos da Comissão Especial.

Relator do colegiado, o vereador Juliano Lopes (PTC) foi autor da proposta do plano de trabalho aprovada nesta terça. O documento prevê a realização de visitas técnicas, audiências públicas e o envio de pedidos de informação a autoridades, sempre no intuito de conhecer e avaliar as condições operacionais das companhias e o impacto de seu eventual fechamento para a segurança comunitária. Os trabalhos – que ainda não têm data para serem encerrados – serão concluídos com a apresentação de um relatório final que vai condensar as informações levantadas e apresentar uma análise da estratégia traçada pelo governo.

Visitas técnicas

Para dar início às atividades de campo, a comissão aprovou a realização de visitas técnicas a quatro companhias da Policia militar. O objetivo, em todos os casos, é apurar o custo mensal das unidades, seu raio de atuação e os reflexos de sua eventual supressão. Espera-se ainda que a atividade abra portas para que a comissão avalie se as bases móveis suprirão a demanda da população na garantia dos serviços de promoção da segurança pública. A proposta é que as visitas, que foram requeridas por Juliano Lopes, sejam realizadas de acordo com o seguinte cronograma:

- Dia 24 de outubro (terça-feira), a partir das 9h30:

11ª Companhia da Polícia Militar do 41º Batalhão da PM, situada na Rua Joaquim Anacleto da Conceição, nº 23, Conjunto Teixeira Dias e, na sequência, a 10ª Companhia da Polícia Militar do 5º Batalhão da PM, localizada na Av. Dom João VI, nº 1.010, Bairro Palmeiras

- Dia 7 de novembro (terça-feira), também a partir das 9h30:

9ª Companhia de PM, localizada na Av. Tereza Cristina, nº 3.230, no Padre Eustáquio e, na sequência, a 21ª Companhia de PM, localizada na Av. Pedro II, 2.180, no Carlos Prates (ambas Companhias do 34º Batalhão).

Estiveram presentes na reunião a vereadora Nely (PMN) e os vereadores Autair Gomes (PSC), Carlos Henrique (PMN), Irlan Melo (PR), Juliano Lopes, Léo Burguês de Castro (PSL) e Pedrão do Depósito (PPS).  

Superintendência de Comunicação Institucional