AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vereadores vão mediar encontro entre professores em greve e PBH

Educadores da rede infantil reivindicam equiparação de carreira com colegas do ensino fundamental; paralização começou em abril

sexta-feira, 8 Junho, 2018 - 19:00

Foto: Ernandes/ Câmara de BH

Em greve desde 23 de abril e buscando um acordo com a Prefeitura, professores da educação infantil reivindicam equiparação da carreira com a dos colegas do ensino fundamental. O tema será discutido em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, nesta segunda-feira (11/6), às 8h30, no hall da presidência. A audiência foi requerida pelos vereadores Cida Falabela (Psol), Arnaldo Lula Godoy (PT), Gilson Lula Reis (PCdoB) e Professor Wendel (PSB) e deve contar com a presença dos secretários municipais de Governo, de Educação e de Planejamento, convocados para o debate.

Na reunião, estarão em debate as perspectivas de negociação do Poder Executivo com os professores, bem como as propostas do Executivo para a reformulação do plano de carreira e execução orçamentária no campo da educação.

Propostas apresentadas

Em assembleia nesta quarta-feira (6/6), os professores da educação infantil da rede municipal decidiram pela continuidade da greve. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede-BH), um professor iniciante recebe R$ 1.431, por 22 horas e meia semanais. Já no ensino fundamental, o salário é de aproximadamente R$ 2.200. De acordo com o Sind-Rede-BH, 99% dos educadores decidiram em assembleia pela continuidade da greve. A entidade afirmou que a categoria aceitou suspender a greve para negociar, mas que o governo não teria concordado com a proposta.  Na terça (5/6), a Prefeitura reafirmou que retornará as negociações somente se os professores retornarem às salas de aula.

São esperados na reunião o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, o secretário Municipal de Governo, Paulo Lamac, e a Secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben, além de representantes do Sindicato dos Professores da Rede Municipal (SindRede) e do Conselho Municipal de Educação.

Superintendência de Comunicação Institucional