TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Implantação de rotatórias, asfaltamento e sinalização estão na pauta de setembro

Comissão aprovou a realização de sete novas visitas técnicas; foi defendida a volta dos agentes de bordo aos ônibus da capital

quinta-feira, 29 Agosto, 2019 - 19:45
Parlamentares compõem mesa de reunião

Foto: Heldner Costa/ CMBH

Implantação de rotatórias, capeamento de vias, melhorias na sinalização e na segurança do trânsito estão entre os temas que serão averiguados em visitas técnicas da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário durante o mês de setembro. A decisão favorável à realização de sete visitas foi tomada nesta quinta-feira (29/8), quando os parlamentares também defenderam a volta dos agentes de bordo aos ônibus e elogiaram o anúncio do prefeito Alexandre Kalil de que 500 desses profissionais devem ser contratados para o sistema de transporte público coletivo da capital. De acordo com Jair Di Gregório (PP), a relação nominal dos cobradores contratados será encaminhada à Comissão.

Por requerimento do vereador Edmar Branco (Avante), a Rua Aquarius, no Bairro Ribeiro de Abreu, receberá a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, no dia 3 de setembro, às 9h30. Durante a visita técnica serão verificadas as condições de acesso às residências localizadas na referida rua. De acordo com Branco, recentemente, a Prefeitura realizou obras de melhorias na via, incluindo o asfaltamento da mesma e, a partir de então, passou a notificar e a multar moradores que haviam construído pinguelas sobre um córrego que passa na Rua Aquarius. O objetivo das pinguelas seria possibilitar o acesso às residências, tanto por carros quanto a pé, entretanto, a localidade é considerada área de preservação e, portanto, as pontes improvisadas não poderiam estar ali. Por outro lado, os moradores alegam que as construções foram feitas por não haver outro meio de se conseguir acesso às residências. Ao requerer a visita técnica, o vereador Edmar Branco pretende obter uma solução para o problema juntamente com a comunidade local e representantes do Executivo Municipal.

Rotatórias

No dia 17 de setembro, será verificada a viabilidade técnica para a implantação de rotatórias em duas diferentes áreas da cidade. Às 10h30, a Comissão irá ao Bairro Planalto averiguar a possibilidade de instalação na conjunção entre a Rua Nilo Aparecido Pinto, a Rua Marechal Rondon e a Avenida General Olímpio Mourão Filho. Já às 11h30, a Comissão vai averiguar a possibilidade de implantação de rotatória na conjunção das Ruas Professor Baeta Viana e Honorina Esteves Giannetti, no Bairro Itapoã. De acordo com a presidenta da Câmara Municipal de Belo Horizonte e autora dos requerimentos para realização das visitas técnicas, vereadora Nely Aquino (PRTB), a reivindicação para implantação das duas rotatórias vem das comunidades locais.

Segurança no trânsito

O presidente da Comissão, vereador Wesley Autoescola (PRP), apresentou requerimento para realização de visita técnica à Rua Solferina Ricci Pace, 779, interseção com a Avenida Expedito de Faria Tavares. O objetivo é buscar soluções para conflitos na circulação de veículos e pedestres nessa área do Bairro Jatobá, tendo em vista que há, no local, a interseção de duas vias de mão dupla e um grande fluxo de pedestres, o que traria insegurança ao trânsito. A visita técnica está prevista para o dia 6 de setembro, às 11h.

Asfaltamento

No dia 30 de setembro, às 14h, por requerimento do vereador Irlan Melo (PL), a Comissão estará na Rua Deputado Sebastião Nascimento, nº 480, Bairro Estrela Dalva. O objetivo da visita técnica é buscar soluções para as reclamações de cidadãos quanto ao que eles classificam como total abandono da via. De acordo com eles, não há pavimentação, iluminação, sinalização ou segurança na localidade.

Sinalização

Munícipes demandam a instalação de um semáforo que facilite o acesso de veículos que vão da Rua Dona Bela, no Bairro Betânia, à Rua Úrsula Paulino. Quem trafega pela área afirma que a via é mal sinalizada, o que dificultaria a vida dos motoristas. Com o objetivo de verificar o problema e buscar soluções que atendam a comunidade, o vereador Irlan Melo apresentou requerimento para realização de visita técnica à Rua Dona Bela, n° 41, no Bairro Betânia, no dia 18 de setembro, às 17h.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário também aprovou a realização de visita técnica à Rua Souza Magalhães, no trecho compreendido entre as Ruas Agnelo Macedo e Cipriano de Carvalho, no Barreiro. O objetivo é verificar a possibilidade de se proibir o estacionamento de veículos em um dos lados da Rua Souza Magalhães no trecho em questão. Conforme moradores e pedestres, os carros estacionados em ambos os lados da via impedem o fluxo adequado de veículos, uma vez que a rua é estreita e bastante movimentada nos horários de pico. A comunidade também solicita fiscalização efetiva para que os motoristas respeitem as regras de trânsito. Requerida pelo vereador Juliano Lopes (PTC), a visita técnica ocorrerá no dia 5 de setembro, às 11h. O autor do requerimento salienta que está prevista a construção de um prédio com aproximadamente 36 apartamentos na referida rua, o que, segundo ele, poderá agravar ainda mais a ocorrência de engarrafamentos e acidentes no local.

Agentes de bordo

O vereador Jair Di Gregório defendeu o retorno dos agentes de bordo aos ônibus de Belo Horizonte. De acordo com ele, esses profissionais, mesmo com a implantação da bilhetagem eletrônica, desempenham funções importantes no sistema de transporte coletivo. O parlamentar salienta que, entre as tarefas dos agentes de bordo está prestar auxílio a idosos e cadeirantes. Jair Di Gregório afirmou que está em contato com o prefeito Alexandre Kalil com o objetivo de assegurar a permanência desses profissionais e elogiou o anúncio feito por ele de que 500 pessoas serão contratadas para desempenhar a função, com aumento gradativo no número de contratações. O parlamentar afirmou que solicitará a relação dos contratados para averiguar se as empresas concessionárias de ônibus estão cumprindo o acordo feito com o Executivo Municipal.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

27ª Reunião - Ordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário