MEIO AMBIENTE

Aprovadas sete visitas técnicas; entre os destinos Córrego Isidoro e Vila do Índio

Risco de transbordamento do Córrego Isidoro e de alagamentos na Vila do Índio, em Venda Nova, será fiscalizado

terça-feira, 9 Fevereiro, 2021 - 18:30

Foto: Ernandes Ferreira / CMBH

Com o objetivo de debater sobre as propostas que possam vir a solucionar ou minimizar os problemas enfrentados por moradores em relação ao transbordamento do Córrego Isidoro, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana aprovou, nesta terça-feira (9/2), requerimento que solicita a realização de visita técnica na Rua Deputado Raimundo Albergaria, 453, no Bairro Xodó Marize. A atividade fiscalizatória ocorrerá no dia 2 de março, às 9h30. Os vereadores também aprovaram a realização de visita técnica à Vila do Índio, em Venda Nova, para verificar a situação dos cidadãos expostos a risco devido às chuvas e alagamentos, bem como para obter informações sobre obras de infraestrutura e saneamento na região. A visita técnica, que ocorrerá no dia 4 de março, às 9h, terá início na Avenida Desembargador Felippe lmmesi, 219, no Bairro Santa Mônica. Na mesma reunião, também foi aprovado pedido de informação à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura com o objetivo de obter esclarecimentos sobre a construção de espaço multiuso no local do antigo prédio do Colégio Imaco, nos limites do Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Ao todo, foram aprovados sete requerimentos de visita técnica e dois pedidos de informação. O resultado completo da reunião pode ser acessado aqui.

De autoria de Ciro Pereira (PTB), a visita técnica ao Bairro Xodó Marize deverá contar com representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, da Coordenadoria de Atendimento Regional Norte, da Subsecretaria de Assuntos Internacionais, da Sudecap e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Também com o objetivo de tratar da situação de cidadãos expostos a risco devido às chuvas e alagamentos, foi aprovado requerimento para realização de visita técnica à Vila do Índio, em Venda Nova. Estão convidados para participar da atividade representantes da Coordenadoria da Regional Venda Nova, da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e da Sudecap, bem como liderança comunitária da Vila do Índio. De acordo com o autor do requerimento, Cláudio do Mundo Novo (PSD), há, no local, barracões com risco de desabamento em decorrência das chuvas e da falta de obras de infraestrutura. Além disso, o parlamentar afirma que faltam pontes sobre o esgoto a céu aberto que corta o aglomerado.

Bairro Boa Vista

No dia 3 de março, às 10h, a comissão irá realizar visita técnica na Rua dos Afonsos, no Bairro Boa Vista, com o objetivo de verificar qual a situação da encosta que existe ao final da referida rua, bem como averiguar se ela representa perigo para os moradores. Também será analisada a possibilidade da construção de uma escadaria e de um corrimão para auxiliar quem passa pelo local. O vereador Rubão (PP), autor do requerimento para realização da visita técnica, convidou para participar da atividade representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, da Coordenadoria de Atendimento Regional Leste, da Subsecretaria de Assuntos Institucionais e da Sudecap.

Abastecimento de água

Com a finalidade de fiscalizar e acompanhar a obra de captação de águas do Rio Paraopeba, que visa a garantir o abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a comissão aprovou visita técnica a ser realizada no dia 24 de fevereiro, às 10h. Os autores do requerimento para realização da visita, Bella Gonçalves (Psol) e Irlan Melo (PSD), veem a necessidade de a Câmara Municipal atuar a fim de acelerar a conclusão da obra de captação de águas e restabelecer o sistema de abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que foi comprometido após o rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão.

Conforme já relatado na Comissão Especial de Estudo, que tratou do abastecimento hídrico da capital, o atraso nas obras de captação poderá impactar negativamente no abastecimento hídrico de Belo Horizonte. O ponto de encontro será no Clube Aurora, situado na Rua Presidente Getúlio Vargas, 1490, em Brumadinho. Estão convidados para participar da atividade os engenheiros responsáveis técnicos pela obra e representantes da Copasa e da Vale S.A.

Parque Municipal

Em 2013, foi aprovada e iniciada obra de construção de um espaço multiuso no local que abrigava o Colégio Imaco, nos limites do Parque Municipal Américo Renné Giannetti. De acordo com o projeto, o espaço deveria contar com palco para shows, biblioteca, cafeteria, dentre outras instalações. No entanto, ainda em 2013, as intervenções foram paralisadas. Segundo a PBH, após a retomada, houve nova paralisação em 2015, e, desde então, a obra segue parada. Para obter esclarecimentos da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura acerca da construção do equipamento público, os vereadores Gabriel (Patri) e Wanderley Porto (Patri) apresentaram requerimento de informação, que foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana. Eles questionam quanto à situação da obra; ao seu custo total estimado, em valores atualizados; e à previsão de realização de nova licitação para execução dos serviços.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

1ª Reunião Ordinária - Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana