AUDIÊNCA PÚBLICA

Vereadores vão debater obras para conter transmissão da covid-19 nas escolas

Encontro acontece na próxima quinta (25/3). Interessados já podem enviar perguntas e/ou sugestões por meio de formulário eletrônico

terça-feira, 23 Março, 2021 - 13:15

Foto: Michael Appleton Mayoral Photo

Representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), das secretarias Municipal de Obras, da Saúde e da Educação estão entre os convidados da audiência pública que irá debater obras e adaptações na infraestrutura das escolas da rede municipal de BH para conter a transmissão da covid-19, em caso de retomada das aulas presenciais na cidade. O encontro, agendado para as 13h da próxima quinta-feira (25/3), acontece no âmbito da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, no Plenário Helvécio Arantes. Ainda na lista de convidados estão representantes do Fórum Independente de Direções e Vice-direções da Rede Municipal de Educação, do Sindicato dos trabalhadores em Educação da Rede Pública (Sind-Rede/BH) e do Grupo de trabalho do Instituto Arquitetos do Brasil - Arquitetura e Infância. A atividade terá a participação remota de vereadores e convidados e será transmitida ao vivo pelo Portal CMBH, podendo a população enviar perguntas e/ou sugestões por meio de formulário já disponível.

Requerido pelos membros da comissão, Flávia Borja (Avante), Macaé Evaristo (PT), Marcela Trópia (Novo), Professora Marli (PP) e Rubão (PP), o encontro dá sequencia a uma série de debates e visitas técnicas que o grupo vem realizando durante os meses de fevereiro e março, em função da possibilidade do retorno às aulas presenciais.

Debates e vistorias

No último dia 11 de março uma audiência pública debateu o retorno dos alunos às escolas públicas e privadas, bem como os protocolos a serem adotados para a segurança de todos. Na ocasião, a importância social e pedagógica das escolas para as crianças e as consequências danosas do fechamento prolongado foram reconhecidas pelos participantes; entretanto, o prazo e as condições para a reabertura dividiram opiniões, entre os que consideravam suficientes a adequação estrutural e adoção das medidas de segurança nas unidades e os que exigem a vacinação antes do retorno. Como nas audiências anteriores, realizadas nos dias 19 e 25 de fevereiro, gestores da Prefeitura não compareceram nem enviaram representantes, impedindo o acesso a informações e dados fundamentais para embasar a discussão, o que tem sido lamentado pelos membros da comissão.

Adiadas na última semana em função do recrudescimento da transmissão da doença, as visitas técnicas também têm sido uma importante frente de atuação do grupo, que já realizou diversas vistorias em escolas municipais e particulares, e também em Unidades Municipais de Educação (Emeis). O objetivo destas agendas é garantir o cumprimento dos protocolos de segurança e funcionamento das unidades no combate ao coronavírus, assegurando a segurança sanitária dos profissionais, bem como dos alunos e seus familiares.

Superintendência de Comunicação Institucional