ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Comissão questiona tipos de lâmpadas usadas em escolas e postos de saúde

Iluminação de LED gera economia na conta de energia e não utiliza materiais contaminantes 

quarta-feira, 17 Novembro, 2021 - 18:45
Quatro homenas dividem a tela de computador em reunião remota.

Foto: Reprodução site Karoline Barreto/CMBH

A troca de lâmpadas fluorescentes pelas de LED pode gerar economia de 30% no consumo de energia, embora as primeiras sejam mais caras na compra. O meio ambiente também ganha com o uso das luminárias de LED: é que elas utilizam material não contaminante, ao contrário da iluminação convencional com vapor de sódio ou mercúrio e outros elementos químicos, que demandam descontaminação. Diante desses dados, a Comissão de Administração Pública quer saber que tipo de iluminação é usado nas escolas municipais e nos unidades de saúde de Belo Horizonte. O pedido de informação à Prefeitura, apresentado por Nikolas Ferreira (PRTB), foi aprovado nesta quarta-feira (17/11) em um cenário de aumento das tarifas de energia elétrica em todo o território nacional.

Endereçado ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) e ao subsecretário municipal de Administração e Logística, Breno Serôa da Motta, o requerimento solicita informações sobre as lâmpadas utilizadas na iluminação das escolas públicas pertencentes à rede municipal de ensino, questionando se são do tipo LED ou fluorescentes. E questiona, ainda, sobre os tipos de lâmpadas utilizadas na iluminação das unidades de saúde.

No primeiro semestre de 2021, a PBH concluiu a modernização completa da iluminação pública da cidade. Por meio da concessionária Belo Horizonte Iluminação Pública (BHIP), foi feita a instalação da tecnologia LED nas mais de 180 mil luminárias da capital mineira.

Estiveram presentes na reunião os seguintes membros da comissão: os efetivos Wilsinho da Tabu (PP), Fernando Luiz (PSD) e Juninho Los Hermanos (Avante), e o suplente Wanderley Porto (Patri). 

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

 Superintendência de Comunicação Institucional

40ª Reunião Ordinária- Comissão de Administração Pública