VISITA TÉCNICA

Acesso de mulheres a alimentos no Cabana Pai Tomaz será avaliado

Pesquisa da Fiocruz apresentada no final de 2021 apontou impactos da pandemia na segurança alimentar de mulheres da comunidade

segunda-feira, 28 Março, 2022 - 17:15
Comissão avaliará condições enfrentadas por mulheres na pandemia na Cabana Pai Tomaz

Google Maps

Dados da Fiocruz apresentados à Comissão de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor em reunião em novembro do ano passado apontaram insegurança alimentar de moradoras do Aglomerado Cabana Pai Tomaz, Região Oeste da capital, no contexto da pandemia. Para conhecer as condições enfrentadas pelas mulheres da comunidade no atual cenário, a comissão realiza visita técnica à Associação de Moradores do Cabana, na quarta-feira (30/3), às 9h30, a pedido da vereadora Bella Gonçalves (Psol). As ações visam contribuir para o aprimoramento do Grupo de Trabalho (GT) sobre Segurança Alimentar, criado em 2021. Foram convidados para a visita representantes da Subsecretaria de Segurança Alimentar, Subsecretaria de Assistência Social, Diretoria Regional de Assistência Social Oeste e a pesquisadora da Fiocruz Minas, mestre e doutora em Sociologia pela UFMG, Brunah Schall.

Na reunião com pesquisadores da Fiocruz e lideranças comunitárias da Cabana Pai Tomaz, foram apresentados dados do estudo “Covid-19, risco, impacto e resposta de gênero”, desenvolvido no Brasil pela Fiocruz e instituições parceiras. Na pesquisa, que revela prejuízos no acesso a alimentos no período, foram entrevistadas 16 mulheres, de março a julho de 2021, em sua maioria parda ou negra, com filhos e renda domiciliar de um a três salários mínimos. No estudo, a maior parte das entrevistadas afirmou que o consumo de algum alimento teve que ser reduzido durante a pandemia.

Conforme apontou, na oportunidade, a pesquisadora da Fiocruz Minas, Brunah Schall, nove das 16 mulheres entrevistadas no Aglomerado Cabana Pai Tomaz receberam cesta básica da PBH no contexto pandêmico. Contudo, a ação não foi suficiente para atender toda a demanda nutricional das famílias beneficiadas. Além disso, segundo ela, 15 das 16 entrevistadas participaram, de alguma forma, da doação de alimentos em suas comunidades, salientando-se, portanto, a importância das redes de solidariedade. Relatou-se, ainda, que muitas pessoas ficaram desempregadas nesse momento, prejudicando o acesso das famílias aos alimentos.

Superintendência de Comunicação Institucional