VISITAS TÉCNICAS

Moradores da Região Norte reclamam de falta de urbanização e saneamento

Comissão de Política Urbana vai aos Bairros Maria Tereza, São Tomaz e Planalto, nesta terça-feira (29/3), para verificar situação

segunda-feira, 28 Março, 2022 - 09:00
Rua sem asfalto com casas à direita e à esquerda, durante o dia.

Foto: Google Maps / Street View

Parlamentares vão verificar in loco problemas nas áreas de urbanização, limpeza e drenagem em três bairros da Região Norte de Belo Horizonte. Os temas são objetos de visitas técnicas da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, previstas para esta terça-feira (29/3), a partir das 9h. Solicitadas por Wilsinho da Tabu (PP), as visitas partiram de demandas apresentadas por moradores dos Bairros Maria Tereza, São Tomaz e Planalto. Representantes da PBH, Urbel e Defesa Civil foram convidados para acompanhar os trabalhos.

Convivendo, entre outros problemas, com a falta de urbanização, de infraestrutura e de drenagem, os moradores do Bairro Maria Tereza devem receber a Comissão nesta terça, às 9h. A visita começa na Rua Oito, em ponto próximo ao número 141, e deve verificar reclamações de usuários em relação ao abandono do local pelo Poder Público, apontando questões sanitárias e de meio ambiente. No início de 2020, os moradores da região foram fortemente atingidos pelas chuvas que caíram na cidade. À época, a então Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana (que teve o nome ampliado posteriormente) foi até o local e ouviu a comunidade, que já denunciava o descaso da Prefeitura com a situação. Localizadas em mancha de inundação do Ribeirão do Onça, 89 famílias tiveram suas casas invadidas pelas águas, sendo 20 delas levadas para abrigos da cidade. Além do risco de alagamento a cada período de chuva, os moradores do Bairro Maria Tereza convivem com esgoto a céu aberto e risco geológico.

Casas condenadas e não derrubadas 

Às 10h, a Comissão segue para a segunda visita, que terá início na Rua Maria Cândida, altura do número 242, Vila São Tomaz. Os vereadores vão conferir situação de moradores, que estão temerosos em razão das casas que foram condenadas pela Urbel e ainda não foram derrubadas. De acordo com o requerimento que originou a visita, a comunidade também reclama que as vielas do bairro estão com um concreto muito fino, além da precariedade do trânsito para os pedestres que são obrigados a passar diariamente pelo local. 

terceira visita técnica está marcada para 11h, na Praça Paola Zanoni Carneiro, no cruzamento entre as Ruas Dom Carloto Távora, dos Trapistas e Doutor Paes Barreto, no Bairro Planalto. A Comissão vai verificar as condições do espaço, diante de denúncias de terreno com mato extremamente alto, onde ocorreria descarte de carcaças de animais e acúmulo de lixo. Segundo os moradores, o descaso está ocasionando o surgimento de focos de mosquitos e aparecimento de animais peçonhentos. A localidade também tem iluminação precária e estaria sendo usada como esconderijo de pessoas. Outro objetivo da visita é o acompanhamento de obras de urbanização do local.

Foram convidados para acompanhar as três visitas o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Waldir Figueiredo; o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinícius Leite, o coordenador de Atendimento Regional Norte, Humberto Guimarães, e a gerente regional de Limpeza Urbana Norte, Poliana de Castro. O secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, foi convidado para acompanhar as vistorias nos Bairros Maria Tereza e Planalto. 

Superintendência de Comunicação Institucional