VISITAS TÉCNICAS

População denuncia precariedade de atendimento odontológico em BH

Segundo usuários, falta mão de obra e insumos no Centro de Especialidades Odontológicas Paracatu, que será visitado na quarta (11/5)

segunda-feira, 9 Maio, 2022 - 12:00
Imagem de cadeira odontológica vazia

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Reclamações de usuários relacionadas a problemas de infraestrutura e falta de profissionais motivaram a Comissão de Saúde e Saneamento a programar para a quarta-feira (11/5), às 10h, uma visita técnica ao Centro de Especialidades Odontológicas Paracatu, localizado no Barro Preto. Ainda nesta semana, o colegiado vai verificar também o funcionamento de dois centros de saúde, onde pacientes e trabalhadores pedem melhorias: na terça (10/5), às 13h, o destino é o Centro de Saúde Santa Amélia, em bairro de mesmo nome, e na sexta-feira (13/5) será averiguada a unidade do Bairro das Indústrias. 

Problemas no atendimento odontológico

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Paracatu, que fica na Rua dos Goitacazes, 1550, no Barro Preto, será a terceira unidade, especializada em odontologia, a receber a visita da comissão, a pedido de Wilsinho da Tabu (PP). O colegiado, que já visitou neste ano as dependências do CEO Centro-Sul (Rua dos Carijós, 528, Centro) e do CEO Barreiro (Rua Cipriano de Carvalho, 205, Barreiro), programou para o próximo mês, uma visita à unidade de Venda Nova, última das quatro mantidas pela Pefeitura.

Segundo Wilsinho, a comissão vai checar as reclamações de usuários sobre a precariedade do atendimento aos cidadãos relacionada à ausência de servidores; condições estruturais e sanitárias do local; além de averiguar a necessidade de modernização dos equipamentos. Para acompanhar os vereadores na quarta-feira (11/5), às 10h, foram convidados a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos, e o usuário Vladimir Anderson.

De acordo com a PBH, nos Centros de Especialidades Odontológicas são realizados procedimentos como radiografias, tratamentos endodônticos (canal) de dentes permanentes e decíduos, cirurgias odontológicas, confecção de próteses unitárias, parciais e totais, cirurgias periodontais (gengiva), confecção e manutenção de aparelhos ortodônticos, além de atendimento especializado para crianças e pessoas com necessidades especiais.

Unidades básicas de saúde

Nesta terça-feira (10/5), às 13h, a pedido de Dr Célio Frois (PSC), a comissão vai ao Centro de Saúde Santa Amélia (Rua Engenheiro Pedro Bax, 220), no bairro de mesmo nome. No local, o colegiado vai averiguar as condições estruturais da unidade e avaliar a qualidade do atendimento aos usuários. 

Na sexta-feira (13/5), às 9h, a comissão vai atender ao requerimento de Irlan Melo (Patri) e visitar o Centro de Saúde Bairro das Indústrias (Rua Maria de Lourdes Manso, 80), onde serão vistoriadas as condições estruturais e de atendimento. O objetivo é buscar informações sobre as necessidades da unidade quanto aos insumos e recursos humanos imprescindíveis para satisfazer a demanda dos moradores da região.

Além da secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, também foram convidados para acompanhar os trabalhos a responsável pelo Centro de Saúde Bairro das Indústrias, Clareana de Andrade Damásio;  e a coordenadora de Atendimento Regional Barreiro, Lidiane de Souza Monteiro.

Superintendência de Comunicação Institucional