ABUSO DE PODER

Dirigente e arquiteto ligados à Arena MRV serão ouvidos em inquérito

Oitivas devem ocorrer na próxima quinta-feira (1º) e no dia 15 de junho. Depoimentos foram aprovados pelo colegiado

segunda-feira, 29 Maio, 2023 - 14:45

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) - Abuso de Poder na PBH, que investiga indícios de utilização da estrutura pública da Prefeitura para favorecimento pessoal e de terceiros, agendou duas oitivas em reunião extraordinária na manhã desta segunda-feira (29/5). Na próxima quinta-feira (1°/6), às 9h30, no Plenário Camil Caram, deve ser ouvido Bernardo Farkasvölgyi, arquiteto responsável pelo projeto da Arena MRV. Já no dia 15 de junho, às 9h30, no Plenário Helvécio Arantes quem deve depor é o CEO da Arena MRV, Bruno Muzzi. Os pedidos de oitivas foram assinados pela relatora da CPI, vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo). Confira o resultado completo da reunião.

Excesso de contrapartidas 

Em fevereiro deste ano, membros da CPI realizaram uma visita técnica ao Estádio Arena MRV, no Bairro Califórnia. Na ocasião, a proposta foi conhecer a obra, entender como foi feito o processo de licenciamento e apurar se as contrapartidas - exigidas pela Prefeitura de Belo Horizonte - para a construção do estádio foram impostas “exclusivamente para prejudicar o andamento das obras do novo complexo esportivo mineiro, por motivos alheios ao interesse da cidade".

Protocolada na CMBH em 16 de dezembro do ano passado, a Comissão Parlamentar de Inquérito - Abuso de Poder na PBH investiga indícios de utilização da estrutura pública da Prefeitura para favorecimento pessoal e de terceiros pelo ex-prefeito Alexandre Kalil. As investigações têm o prazo de duração de 120 dias, prorrogável por mais 60 dias, para determinar diligências, convocar autoridades, tomar depoimentos, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, requisitar informações, documentos e serviços, inclusive policiais, e transportar-se aos lugares onde se fizer necessária a sua presença. A conclusão dos trabalhos será distribuída em avulsos e encaminhada pelo presidente da Câmara ao Ministério Público ou à autoridade competente, conforme expressamente dela conste, para que se promova a responsabilização civil, criminal ou administrativa do infrator.

Além de Wesley Moreira (PP), que preside o inquérito, participaram da reunião a vereadora Loíde Gonçalves (Pode) e os vereadores Cleiton Xavier (PMN), Gilson Guimarães (Rede) e Helinho da Farmácia (PSD).

Assista à íntegra da reunião

Superintendência de Comunicação Institucional