AUDIÊNCIA PÚBLICA

Estratégias para gestão adequada do lixo serão debatidas na segunda (23/10)

Encontro, que é aberto à participação popular, deve contar com a presença de representantes de cooperativas que atuam na cidade

sexta-feira, 20 Outubro, 2023 - 11:00

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Debater estratégias para a adequada a gestão do lixo em nossa cidade. Este é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana realiza na segunda-feira (23/10), às 13h30, no Plenário Camil Caram. Solicitado por Marcela Trópia (Novo), o encontro pretende discutir também a eficiência no recolhimento dos resíduos sólidos e a ausência de medidas efetivas para a promoção da coleta seletiva na cidade. O debate, que é aberto à participação popular, deve contar com a presença de representantes de diversas cooperativas de reciclagem que atuam na cidade. A audiência será transmitida ao vivo pelo canal da Câmara Municipal no YouTube e perguntas, comentários e/ou sugestões podem ser enviadas por meio do formulário disponível.

Dificuldade na gestão dos resíduos

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) é a autarquia municipal responsável pela elaboração, controle e execução de programas e atividades voltados para a limpeza urbana de BH. Criado em 1973, o órgão é o responsável pelos serviços de coleta domiciliar de lixo, varrição, capina, aterramento de resíduos, coleta seletiva, reciclagem de entulho e compostagem, entre outros.

Ao justificar o pedido de debate, Marcela Trópia ressalta que a crescente preocupação dos moradores com a falta de eficiência na limpeza urbana, o deficiente recolhimento dos resíduos sólidos e a ausência de medidas efetivas para a promoção da coleta seletiva fazem necessária a busca por soluções colaborativas e conscientes para enfrentar o desafio.

Para a parlamentar, é notório que a cidade tem enfrentado dificuldades na gestão adequada dos resíduos, o que tem acarretado reclamações recorrentes por parte da população. “O acúmulo de lixo em vias públicas não apenas compromete a estética urbana, mas traz consigo riscos à saúde da população, bem como impactos negativos ao meio ambiente. A falta de coleta seletiva demonstra uma lacuna na conscientização e na promoção de práticas sustentáveis, refletindo na preservação dos recursos naturais”, destacou no pedido de audiência.

Diálogo e participação

Segundo Marcela Trópia, o encontro pretende ser um espaço de compartilhamento, onde, por meio do diálogo entre representantes do poder público, especialistas na área, associações comunitárias e a população em geral, espera-se propostas de soluções concretas que resultem em uma gestão mais eficiente do lixo, promovendo a conscientização sobre a importância da coleta seletiva e do descarte responsável. 

Além de dirigentes da SLU, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, foram convidados para o encontro representantes das Cooperativas Coope Sol Leste; Coomarp Pampulha; Cooprsoli Barreiro; Coopemar Oeste; da Asmare; Associrecicle e da Valora Recicláveis; e ainda especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente.

Superintendência de Comunicação Institucional