Projeto Cine Câmara exibe documentário sobre vivência de jovens africanos no Brasil
Sessão ocorre na segunda (27/11), às 18h, no Plenário Paulo Portugal. Evento é parte das comemorações pelo Dia da Consciência Negra
Como parte das ações em comemoração do dia da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Belo Horizonte exibe nesta segunda (27/11) o documentário Do Outro Lado do Atlântico, dirigido por Daniele Ellery e Márcio Câmara. O filme aborda as vivências de estudantes africanos em diferentes universidades do Brasil, tratando de temas como identidade, desigualdades, raça e pertencimento. A sessão, que ocorre às 18h, no Plenário Paulo Portugal, faz parto do projeto Cine Câmara. O evento é gratuito, aberto ao público e não exige retirada antecipada de ingressos.
Filmado em Redenção (interior do Ceará), Fortaleza, Rio de Janeiro, e em três ilhas de Cabo Verde (Santiago, São Vicente e Santo Antão), Do Outro Lado do Atlântico fala de um continente mal representado, pouco conhecido e de difícil compreensão por parte dos brasileiros em geral. Revela o impacto que a formação superior desses estudantes no Brasil representa para a realidade dos seus países de origem, ao levarem tanto os conhecimentos acadêmicos aqui adquiridos como as experiências de vida. O filme trata ainda de como a questão racial afeta suas identidades, ao passarem a viver em um país marcado por grandes desigualdades, pela negação da sua negritude e por forte discriminação racial e social.
Ficha Técnica: Do Outro Lado do Atlântico (2015) | Direção: Daniele Ellery e Márcio Câmara | Duração: 90 minutos | Gênero: Documentário | Classificação: Livre | Países de Origem: Brasil e Cabo Verde | Produção: Deberton Entretenimento
Sobre o Cine Câmara
Criado no âmbito do Programa Câmara Cultural, o projeto Cine Câmara prevê a exibição semanal de produções audiovisuais brasileiras, sempre às segundas-feiras, às 18h, no Plenário Paulo Portugal. A proposta é que os encontros criem novas oportunidades de troca e reflexão sobre temas de interesse social e coletivo, além de abrir portas para a valorização da arte e da cultura cinematográfica, especialmente a brasileira.
Superintendência de Comunicação Institucional