MESA DIRETORA

Plenário elege Álvaro Damião (União) como 2º vice-presidente da CMBH

Parlamentar obteve 33 votos e disputou posto com Iza Loureça (Psol), que teve 7. Perfil conciliador contribuiu para sua escolha  

quinta-feira, 11 Abril, 2024 - 17:15

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Com 33 votos a seu favor, Álvaro Damião, do União Brasil, foi eleito 2º vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Belo Horizonte. A eleição para o cargo, pelo qual também concorreu Iza Lourença (Psol), ocorreu na tarde desta quinta-feira (11/4), durante a reunião do Plenário. No resultado final, a parlamentar do Partido Socialista obteve sete votos. Na mesma sessão, o presidente da Casa, Gabriel Sousa Marques de Azevedo (MDB), deu posse ao novo membro da Mesa, que deve cumprir mandato até o dia 31 de dezembro de 2024. O posto estava vago desde o dia 12 de março, quando o então vereador Wesley Moreira teve seu mandato cassado por fraude na cota de gênero nas eleições municipais de 2020. Mesmo parlamentares que não votaram em Iza Lourença exaltaram sua candidatura e a cumprimentaram pela atitude, que consideraram corajosa e firme. Álvaro Damião, nos últimos meses, construiu uma reaproximação entre o Legislativo e o Executivo, e seu perfil conciliador foi ressaltado pelos colegas.

Defesas

As inscrições para o posto de 2º vice-presidente puderam ser apresentadas até o início da reunião, mas apenas Iza Lourença e Álvaro Damião se lançaram ao pleito. Ao defender seu nome, a parlamentar do Psol reiterou que sua candidatura era "para valer", lembrando a motivação da cassação de Wesley Moreira e as ameaças sofridas. "Quando você tem candidaturas laranjas, você tira as mulheres da política, e isso não podemos permitir. Outra forma de tirar mulheres da política é com ameaças, e a última que recebi foi neste mês, no dia 1º de abril", afirmou. Já Álvaro Damião lembrou que, eleito vereador em 2016, nunca havia se candidatado a nenhum posto na Mesa, mas que vem se descobrindo como um político que trabalha pelo diálogo e pela construção, que chamou de "pilares da democracia". "Descobri uma maneira de fazer política que é resolver problemas e conflitos. Minha política é da construção e do meu coração. Minha candidatura é para ratificar para todos os grupos da Câmara Municipal que podemos ser unidos", declarou.

Apoios

O presidente Gabriel Sousa Marques de Azevedo parabenizou Iza Lourença por suas diversas conquistas, incluindo as relacionadas ao antirracismo na Casa, e justificou seu voto em Álvaro Damião pela atuação deste na reaproximação entre o Legislativo e o Executivo. "Tenho certeza de que não poderíamos ter chegado onde chegamos sem você. Você foi uma ponte quando muitos queriam ser muro", ressaltou. Já Pedro Patrus (PT) cobrou uma reforma do Regimento Interno para que a Mesa Diretora tenha representatividade proporcional às bancadas. "A Câmara Municipal é o único lugar que conheço onde não se observa a questão da proporcionalidade na Mesa Diretora. Está na hora de a esquerda ter um lugar nesse colegiado", disse ao declarar seu voto em Iza Lourença.

Resultado final e função

O placar final registrou 33 votos para Álvaro Damião, 7 para Iza Lourença e uma abstenção do vereador Wagner Ferreira (PV). Além dos votos das bancadas de esquerda (PT e Psol), Iza Lourença teve os votos de Dr. Célio Frois (PV) e Miltinho CGE (PDT).

É função do 2º vice-presidente, assim como do 1º vice, substituir o presidente na sua ausência ou impedimento e exercer as atribuições que lhe forem delegadas pelo presidente. Hoje, os demais membros da Mesa são: Professor Juliano Lopes (Pode), 1º vice-presidente; Marcela Trópia (Novo), secretária-geral; Ciro Pereira (Republicanos), 1º secretário; e Flávia Borja (DC), 2ª secretária.

Superintendência de Comunicação Institucional 

29ª Reunião Ordinária - Plenário