José Ferreira será presidente e Maninho Felix vice na comissão
Dupla comandará colegiado pelo próximo biênio. Escolha ocorreu durante primeira reunião do colegiado na manhã desta terça (4/2)
Foto: Tatiana Francisca/CMBH
Os vereadores José Ferreira (Pode) e Maninho Felix (PSD) foram eleitos, respectivamente, presidente e vice da Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal de Belo Horizonte. A dupla irá comandar o colegiado no biênio 2025/2026. A reunião extraordinária que definiu a escolha, por unanimidade, ocorreu na manhã desta terça-feira (4/2). No encontro ficou acertado ainda que a reunião ordinária da comissão deve ocorrer às quartas-feiras, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes.
Confira o resultado completo da reunião.
A eleição de José Ferreira e Maninho Felix ocorreu sem votos contrários, após o primeiro colocar seu nome à disposição. José Ferreira agradeceu o apoio dos colegas e disse que espera poder acompanhar tudo o que vem sendo feito na área da saúde na cidade. "Sei que é uma comissão muito importante para BH e estaremos empenhados e atentos a tudo o que for feito para a saúde da nossa cidade", disse.
Centro de Saúde e cirurgias ortopédicas
Ao parabenizar os eleitos, os demais vereadores que integram o grupo aproveitaram para apresentar situações na cidade que já irão demandar o acompanhamento da comissão. Helinho da Farmácia (PSD) chamou atenção para a necessidade de um novo centro de saúde no Bairro Milionários, na Regional Barreiro, onde o espaço inadequado estaria forçando o revezando dos profissionais de saúde.
Já Dr. Bruno Pedralva (PT) disse que há um aumento na demanda e espera para as cirurgias ortopédicas no Município. O quadro estaria ligado ao fechamento do Hospital Maria Amélia Lins, que realizava cerca de 200 cirurgias por mês deste tipo. A comissão adiantou que uma audiência pública no dia 19 de fevereiro poderá ser realizada para debater o assunto com o governo do Estado e o Ministério da Saúde.
Colegiados permanentes
A Comissão de Saúde é um dos nove colegiados permanentes da CMBH. Os nomes dos vereadores que integram cada colegiado foram publicados no último sábado. A designação foi feita pelo presidente, Professor Juliano Lopes (Pode), em conversas com os parlamentares e levando-se em conta a representatividade dos partidos na Casa.
Veja como ficou a composição de cada colegiado.
As comissões permanentes são compostas por cinco membros efetivos e cinco suplentes. Por meio delas, os vereadores discutem e opinam sobre projetos de lei, realizam audiências e promovem visitas técnicas para conhecer de perto a realidade da capital mineira. Os colegiados também enviam pedidos de informação e consultas ao Executivo.
Atribuições
Entre os assuntos tratados na Comissão de Saúde e Saneamento estão política de saúde pública; o atendimento médico e hospitalar, as campanhas de prevenção de doenças, a vacinação e outros serviços de saúde; a vigilância sanitária; e a limpeza urbana, coleta seletiva e aterro sanitário, além da questão dos esgotos e estações de tratamento.
Assista à íntegra da reunião.
Superintendência de Comunicação Institucional