FORMAÇÃO CIDADÃ

Em cerimônia de encerramento, estudantes destacam aprendizados do Câmara Mirim

Em sua 16ª edição, iniciativa de formação cidadã contou com a participação de 45 estudantes de 15 escolas de Belo Horizonte

quarta-feira, 26 Novembro, 2025 - 18:30
crianças e adolescentes participantes do projeto câmara mirim

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

O destaque à importância da educação para além das salas de aula e da formação cidadã para o futuro da cidade marcou a solenidade de encerramento da 16ª Legislatura do Câmara Mirim. Durante a cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (26/11) no Plenário Amintas de Barros, os vereadores mirins receberam seus diplomas e fizeram a entrega simbólica do documento com as sugestões de proposições desenvolvidas coletivamente ao longo do projeto para a vice-presidente da Casa, Fernanda Pereira Altoé (Novo). O programa é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara de Belo Horizonte em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e o Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Voltado para alunos do ensino fundamental da rede pública e privada da capital, o Câmara Mirim proporciona aos estudantes a oportunidade de conhecer os diferentes aspectos do funcionamento do processo legislativo.

Cidadãos conscientes

Fernanda Pereira Altoé destacou a relevância do projeto Câmara Mirim na formação dos estudantes e se disse “imensamente feliz” que a Câmara de BH tenha a “postura pioneira de ensinar e de criar cidadãos conscientes”. Se dirigindo aos vereadores mirins, a parlamentar afirmou que o programa não é uma "brincadeira de criança", já que os estudantes foram verdadeiramente eleitos pelos representantes da juventude de Belo Horizonte, e pediu que cada um continue a participar da vida da cidade, colocando em prática o que aprenderam. “Nós precisamos saber eleger, mas nós precisamos sobretudo saber servir. E é muito bonito ver todos vocês tão jovens já se interessando e já tendo a oportunidade de fazer essa entrega", disse Fernanda Altoé.

"Peço a cada um de vocês que continuem, que participem. Parabéns por fazerem a parte de vocês na construção de um país mais consciente”, completou a parlamentar.

Representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - desembargador Júlio César Lorens - o diretor adjunto da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais, Auro Maia, ressaltou a oportunidade de formação possibilitada pelo Câmara Mirim, e fez menção ao trecho do Hino Nacional “teu futuro espelha essa grandeza” para afirmar que os vereadores mirins “representam dignamente esse futuro”. “Vocês, já servidores mirins e futuros servidores adultos, serão espelho para que essa grandeza que o Brasil espera de nós já aconteça hoje, e aconteça também amanhã e sempre”, disse Auro Maia.

Formação Integrada

Samara Carla Lopes Guerra de Araújo, diretora da Diretoria de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Smed), afirmou que ver os estudantes atuando como vereadores mirins "é inspirador", e mostra que a pasta está no "caminho certo" ao pensar a educação por uma perspectiva ampla. Para a representante da Smed, o Câmara Mirim é um “divisor de águas" na vida dos estudantes. “A educação não se reduz simplesmente à sala de aula, ela transcende o espaço da escola. Isso que é viver a cidade. A educação integral traz isso: o pensar a formação da cidadania, a formação de cidadãos”. Para Samara, o programa trará bons frutos para a vida dos vereadores mirins e para a cidade de Belo Horizonte. “A gente precisa de pessoas assim, dedicadas, comprometidas com a nossa cidade, comprometidas com os cidadãos belo horizontinos, comprometidas em fazer um mundo melhor”, disse.

Projeto transformador

Presidente da 16ª Legislatura do Câmara Mirim, Sophia Dornellas Mota declarou que o programa mostrou aos estudantes a complexidade e a importância de se cuidar da cidade. “Nos mostrou que muitas vezes existe uma logística complexa de projetos e pessoas trabalhando arduamente para uma simples decisão ocorrer”, disse ela. “Ao mesmo tempo o que nós compreendemos é que é totalmente possível, super importante e necessário nós fazermos isso pela nossa cidade”, completou Sophia. Para ela, o maior aprendizado deixado pelo projeto não foi sobre o processo legislativo e a rotina dos vereadores, “mas principalmente sobre nós mesmo”, disse.

“Nós conhecemos nossos pontos fortes, nós reconhecemos nossos pontos fracos, como nós podemos melhorá-los. Aprendemos a trabalhar em equipe, e nós vimos que todos nós temos uma capacidade enorme; e nós devemos usar essa capacidade para melhorar o mundo, começando pela nossa cidade. E foi o que nós fizemos aqui no Câmara Mirim”, completou Sophia Mota.

Sophia ainda agradeceu aos colegas vereadores-mirins que, segundo ela, executaram o projeto "com excelência", desenvolvendo ideias inovadoras, promovendo debates respeitosos e enriquecedores.

Aprendizado mútuo

Gerente da Escola do Legislativo da CMBH, Roberto Edson de Almeida lembrou que mais de 5 mil crianças e adolescentes votaram na 16º edição do programa que, segundo ele, é "uma alegria muito grande para o setor", uma vez que o Câmara Mirim proporciona um aprendizado para "ambos os lados". “A gente aprende muito também 'do lado de cá' com esse convívio diário com as crianças e adolescentes de Belo Horizonte inteira, de todas as regionais”. Roberto ainda destacou o envolvimento e o interesse dos vereadores-mirins, e agradeceu a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, a Secretaria Municipal de Educação, o Centro Pedagógico da UFMG, além do apoio da presidência e da Mesa Diretora da Câmara Municipal. “O nosso trabalho na Escola do Legislativo funciona porque a gente tem o apoio muito decidido dessas instâncias aqui na Casa, que faz com que tudo isso seja possível”, afirmou Roberto de Almeida.

Câmara Mirim 2025

A 16ª edição do Câmara Mirim aconteceu entre fevereiro e novembro deste ano. Nesse período, os jovens vereadores aprenderam sobre a organização dos poderes públicos, atribuições e prerrogativas do Legislativo, e simularam atividades típicas do parlamento. Além de oficinas de formação cidadã e oratória, foram realizadas oito reuniões na Câmara Municipal de Belo Horizonte, dois encontros na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, 14 audiências públicas nas escolas participantes do programa, visita técnica ao Centro Integrado de Operações da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e eleições parametrizadas com o uso de urnas eletrônicas. As atividades deram origem a um documento com 15 sugestões de proposições realizadas coletivamente pelos vereadores-mirins da edição, e entregue à vice-presidente da Câmara, Fernanda Pereira Altoé.

Na edição de 2025, 45 estudantes participaram do Câmara Mirim, representando 15 escolas públicas e privadas de Belo Horizonte. Entre as instituições de ensino que fizeram parte da 16º edição do programa estão o Colégio Batista Mineiro, unidade Castelo; Colégio Batista Mineiro, unidade Floresta; Escola Canadense Maple Bear; Escola Estadual Francisco Sales; Escola Estadual Henrique Diniz; Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade; Escola Municipal Dom Bosco; Escola Municipal Doutor Júlio Soares; Escola Municipal Edith Pimenta da Veiga; Escola Municipal Jonas Barcelos Correa; Escola Municipal Lídia Angélica; Escola Municipal Marconi; Escola Municipal Professor Paulo Freire; Escola Municipal Salgado Filho e Escola Municipal Secretário Humberto Almeida.

O projeto Câmara Mirim é referência nacional em educação política e cidadã desde 2008. O programa, que acontece anualmente, busca despertar nos estudantes a consciência e a reflexão sobre os assuntos de interesse de suas comunidades e da cidade como um todo, incentivando a participação cidadã. 

Superintendência de Comunicação Institucional

Encerramento do programa Câmara Mirin