VISITA TÉCNICA

Estações do BRT-Move serão averiguadas pelo Legislativo Municipal

Objetivo da atividade é verificar reclamações de usuários em relação à qualidade da infraestrutura e dos serviços prestados

sexta-feira, 22 Setembro, 2017 - 15:00
Movimento de ônibus na Estação São Gabriel, na Região Nordeste de Belo Horizonte

Foto: Portal PBH

Por solicitação da vereadora Nely (PMN), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário visitará na próxima terça-feira (26/9) as Estações Pampulha, São Gabriel e Vilarinho, que atendem ao sistema BRT-Move na capital. Além de ouvir as críticas e sugestões dos usuários, cumprindo a função fiscalizadora do Poder Legislativo, a visita técnica tem a finalidade de promover e intermediar o diálogo entre a população e a prefeitura, e pode ser acompanhada por qualquer cidadão interessado. A atividade terá início às 9h, na Estação Pampulha; de lá, a comissão segue para a Vilarinho e em seguida para a São Gabriel.

De acordo com o requerimento de Nely, que também exerce o cargo de secretária-geral da Casa, a solicitação da visita técnica foi motivada pela existência de diversas reclamações de usuários, especialmente com relação às linhas trocantéricas, ou seja, aquelas que fazem a conexão entre os bairros e as estações. As denúncias apontam a superlotação dos veículos em horários de pico, condições precárias e falta de infraestrutura adequada nas estações, além de falta de segurança, falta de informações e o mau estado das escadas rolantes, que em boa parte do tempo não estariam funcionando.

BHTrans e CRTT

Para participar das vistorias, conferindo in loco a situação dos equipamentos, ouvir passageiros e funcionários sobre as deficiências relatadas; esclarecer dúvidas e colher sugestões, foram convidados o presidente da BHTrans, Célio Freitas Bouzada, e integrantes das Comissões Regionais de Transporte e Trânsito* Pampulha, Venda Nova e São Gabriel.

* Atuando em âmbito territorial, a partir da subdivisão de cada região, as Comissões Regionais de Transportes e Trânsito (CRTT) consistem num espaço democrático de interação entre a comunidade local e o Poder Executivo Municipal para a discussão das questões de transporte público, trânsito e planejamento urbano. Coordenada pela Assessoria de Mobilização Social da BHTRANS, a CRTT visa assegurar o acesso à informação e à participação no processo de elaboração, debate, sugestão, implantação, desenvolvimento e manutenção das políticas públicas do setor.

Superintendência de Comunicação Institucional