CPI DA BHTRANS

Colegiado aprova oitiva do atual presidente da empresa para dia 2 de junho

Serão ainda reunidos documentos e respostas obtidas por Comissão Especial de Estudo

quarta-feira, 26 Maio, 2021 - 12:15
Colegiado aprova oitiva do atual presidente da empresa na próxima reunião da Comissão

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Visando averiguar a situação da BHTrans, problemas identificados em gestões anteriores e alterações promovidas pela atual administração, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da BHTrans aprovou, nesta quarta-feira (26/5), a realização de oitiva no dia 2 de junho com o presidente da empresa, Diogo Prosdocimi. O colegiado deliberou ainda pela juntada de documentos e respostas obtidas pela Comissão Especial de Estudo para Reformulação da BHTrans, salientando que pessoas da sociedade civil também podem fazer denúncias pelo e-mail protocodirleg@cmbh.mg.gov.br à CPI da BHTrans, caso haja documentação que testemunhe ato ilícito ou corrupção. Os vereadores informaram que se o Executivo não responder aos pedidos de informação enviados pela Comissão Especial de Estudo, as solicitações serão reencaminhadas, desta vez, pela Comissão Parlamentar de Inquérito. O plano de trabalho da CPI será apreciado na próxima reunião.

Segundo o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da BHTrans, Gabriel (Patri), a juntada de documentos e eventuais respostas obtidas pela Comissão Especial de Estudo para Reformulação da BHTrans visa aproveitar todos os atos já produzidos por aquela comissão, de forma a garantir a eficiência e celeridade da CPI.

Oitiva

Conforme argumenta o parlamentar, que requereu convite ao presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi, para ser ouvido na próxima reunião da CPI, o gestor ingressou no cargo em janeiro deste ano, totalizando aproximadamente quatro meses na direção da empresa; e os fatos apurados na CPI se estendem a um período de tempo que extrapolam seu mandato.

Desta forma, para o requerente, a oitiva é necessária para a apuração de informações gerais sobre a situação da BHTrans, a fim de averiguar o estado em que Prosdocimi assumiu a presidência da empresa, problemas identificados, bem como alterações e soluções implementadas até o momento.  

O objetivo do encontro, segundo Gabriel, é identificar possíveis problemas de gestão, que devem ser, inicialmente, levantados a partir do depoimento de funcionários da BHTrans. Nesse sentido, o gestor será ouvido como testemunha, para elucidações iniciais.

Participaram da reunião os vereadores Gabriel, Professor Claudiney Dulim (Avante), Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), Braulio Lara (Novo), Wanderley Porto (Patri) e Rubão (PP), e as vereadores Bella Gonçalves (Psol) e Professora Marli (PP).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

2ª Reunião - Comissão Parlamentar de Inquérito