SAÚDE E SANEAMENTO

Falta de manutenção em centros de saúde será apurada e questionada à PBH

Sujeira, infiltrações, mofo, goteiras e má iluminação foram condições relatadas por usuários de duas unidades

quarta-feira, 16 Fevereiro, 2022 - 15:45
Fachada do Centro de Saúde Horto. Uma placa azul fixada ao alto da entra traz os dizeres : Centro de Saúde Horto

Foto: Claudio Rabelo/CMBH

A má conservação de duas unidades básicas de saúde, relatada por pacientes, será apurada pela Comissão de Saúde e Saneamento. Nesta quarta-feira (16/2), os parlamentares aprovaram visita técnica para averiguar denúncias de sujeira e de iluminação inadequada no Centro de Saúde Califórnia e pedido de informações sobre as condições sanitárias do Centro de Saúde Horto. Sobre outros cinco centros de saúde da capital, a comissão vai solicitar à Prefeitura as escalas de trabalho dos profissionais; a existência de programa voltado para atendimento de saúde bucal também será questionada. O colegiado aprovou ainda pedido de informações sobre falta de limpeza e capina em área pública na Região da Pampulha.

Centros de Saúde Califórnia e Horto

Denúncias de usuários do Centro de Saúde Califórnia informando que a unidade está com “o ambiente extremamente sujo, mato em todo o entorno e iluminação inadequada” motivaram José Ferreira (PP) a requerer visita técnica ao local. Marcada para a próxima quarta-feira (23/2) , às 18h, a visita deve ser acompanhada por representante da Secretaria Municipal de Saúde e a gerente da unidade, Érica Fernandes Rodrigues. 

Assinado por Wilsinho da Tabu (PP), pedido de informação destinado ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) questiona as condições sanitárias do Centro de Saúde Horto. O vereador alega que “a sequência de intempéries na capital” agravou os problemas estruturais da unidade, deixando evidentes infiltrações, presença de mofo e goteiras em salas que ficam impossibilitadas para o uso. Ele pede que seja feita uma análise de insalubridade devido à ausência de manutenção.

José Ferreira ainda questiona a escala de trabalho de médicos, enfermeiros e equipe de enfermagem - incluindo noite, finais de semana e feriados - que atuam nos Centros de Saúde Dom Cabral; Ermelinda; Carlos Prates; Coqueiros; e Dom Bosco

Saúde bucal 

O prefeito deverá responder, a pedido de Claudio do Mundo Novo (PSD), quais medidas estão sendo ou serão adotadas pela Prefeitura para políticas públicas relacionadas aos tratamentos odontológicos. De acordo com o requerimento, em junho de 2020 o site da PBH trouxe a informação de que existem quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) na cidade. Além de atualizar a informação, os parlamentares querem que sejam divulgadas para a população informações sobre os tipos de serviços disponibilizados em cada unidade. Os vereadores perguntam ainda quais os planos do Executivo para expansão da disponibilização de tratamentos odontológicos.

Limpeza na Pampulha

O colegiado aprovou o pedido de Fernanda Altoé (Novo) questionando a secretária municipal de Política Urbana, Maria Fernandes Caldas, sobre uma área pública sem manutenção na Região da Pampulha. Fernanda informa que recebeu reclamações sobre um espaço público “que constantemente vem acumulando lixos e entulhos, se tornando insalubre e foco de doenças”. Os vereadores perguntam se a responsabilidade de conservação e limpeza do espaço, localizado no encontro da Rua dos Estados, 502, com a Avenida Portugal, é do poder público ou é do imóvel lindeiro.

A reunião, presidida por José Ferreia, contou com a participação dos vereadores Bim da Ambulância (PSD); Claudio do Mundo Novo; Gabriel (sem partido); Leo (União); e Rubão (PP). 

Superintendência de Comunicação Institucional 

3ª Reunião Ordinária da Comissão de Saúde e Saneamento