VISITA TÉCNICA

Comissão de Drenagem vai vistoriar obras de contenção de chuvas no Barreiro

Visita, que acontece nesta terça-feira (10/5), vai conferir bacias capazes de evitar transbordamento do Ribeirão Arrudas

segunda-feira, 9 Maio, 2022 - 14:00

Foto: PBH/Divulgação

Em junho de 2020, a PBH iniciou a construção de uma bacia de detenção no Bairro das Indústrias, com a função de armazenar o volume excessivo de água e reduzir o risco de inundações que ocorrem todos os anos na Avenida Teresa Cristina, às margens do Ribeirão Arrudas. Em dezembro daquele ano, foi iniciada a implantação de uma segunda bacia, também na Regional Barreiro, para amortecer a vazão do Córrego Olaria. Para verificar de perto o andamento dessas intervenções, a Comissão Especial de Drenagem Urbana do Legislativo, criada em 2021 para acompanhar a questão, vai visitar os dois canteiros de obras nesta terça-feira (10/5), a partir das 9h. Representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel ) e Secretaria de Obras e Infraestrutura foram convidados para fornecer as informações necessárias. As duas bacias integram o conjunto de obras de prevenção de enchentes na cidade, cuja execução vem sendo acompanhada .

Alarmada pelas fortes chuvas que ocorreram neste início de ano em Belo Horizonte, a presidente da Comissão Especial de Estudo - Drenagem Urbana e autora do requerimento da visita, Fernanda Pereira Altoé (Novo), ressalta a relevância do acompanhamento e fiscalização das intervenções que estão sendo feitas pela Prefeitura. A visita quer obter informações sobre a previsão de entrega das estruturas, essenciais para a prevenção dos transtornos, prejuízos e até mesmo a perda de vidas causadas pelas enchentes e inundações que castigam a cidade todos os anos nesse período.

Os Córregos Olaria e Jatobá, provenientes da Região do Barreiro, deságuam no Ribeirão Arrudas, e o aumento do volume de água durante as chuvas fortes contribui para a sobrecarga do principal curso d’água da Capital. O transbordamento do Arrudas afeta vias e bairros do entorno, especialmente a Avenida Teresa Cristina. A construção das bacias de detenção do Córrego Olaria e do Bairro das Indústrias, com capacidade de 110 mil m³ e 120 mil m³ de água, respectivamente, tem o objetivo de reduzir a vazão e armazenar o excesso da água trazida pelas chuvas fortes e repetidas.

Presença do Executivo

A visita terá início na Rua Belo Perone, 20, onde serão vistoriadas as obras da Bacia do Córrego Olaria. Depois, os vereadores seguem para a Rua José Bicarlho, 73, para conferirem a Bacia Bairro das Indústrias. Para acompanhar os vereadores, foram convidados representante da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Sudecap e Urbel, responsável pela eventual relocação das famílias afetadas pelas obras.

Superintendência de Comunicação Institucional