VISITAS DA SEMANA - SAÚDE

Condições de atendimento em centros de saúde serão verificadas

Vereadores também vão averiguar denúncias de que obras de saneamento teriam causado danos em casas do Bairro Novo das Indústrias

sexta-feira, 24 Junho, 2022 - 17:45

Foto_Amira Hissa_PBH

Sete unidades básicas de saúde serão vistoriadas do dia 27 a 30 deste mês pela Comissão de Saúde e Saneamento, que pretende averiguar questões relativas às condições de funcionamento, ao corpo técnico, à estrutura física, aos equipamentos e insumos. Nesta mesma semana, o colegiado também vai verificar, a pedido de Irlan Melo (Patri), a situação da Avenida Joaquim de Oliveira, no Beco 9, Bairro Novo das Indústrias, com a finalidade de denunciar e fiscalizar danos em domicílios, os quais seriam oriundos de obra de saneamento no Córrego do Bom Sucesso. 

Centros de Saúde

Na segunda-feira (27/6), a pedido de José Ferreira (PP), serão feitas quatro visitas. Presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, José Ferreira afirmou que tem como missão estreitar os laços da CMBH com a população. “Começamos pela Regional Noroeste e vamos gradativamente visitando outras regionais, sempre  apresentando propostas para melhorias e mudanças, tanto para beneficiar a comunidade como os profissionais”, destacou.

Os trabalhos começam às 8h30, no Centro de Saúde Trevo (Rua José Simplício Moreira, 1.144, Trevo) e, logo após, às 9h30, a comissão segue para o anexo Dandara, da unidade Trevo (Avenida Dandara, 7), no mesmo bairro. Às 10h30, será a vez de visitar o Centro de Saúde Santa Amélia (Rua Engenheiro Pedro Bax,  220, Bairro Santa Amélia) e, fechando as atividades da segunda-feira, às 12h15, o Centro de Saúde São Francisco (Rua Vianna do Castelo, 485, Bairro São Francisco). A secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos, e a coordenadora de Atendimento Regional Pampulha, Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca foram convidadas para acompanhar as visitas. 

A comissão também vai atender aos pedidos de Rubão (PP) para visitar o Centro de Saúde Mariano de Abreu (Rua Barreiro, 1007, Casa Branca), na terça-feira (28/6), às 9h30, e o Centro de Saúde Goiânia (Rua Pomba, 677, Bairro Goiânia), na quinta-feira (30/6), às 9h30. O objetivo, segundo informou o parlamentar, é verificar as condições físicas e de atendimento das unidades. 

Já na quarta-feira (29/6), às 10h, a comissão visita, a pedido de Wilsinho da Tabu (PP), o Centro de Saúde Jardim Guanabara (Rua Fanny Martins de Barros, 70, Jardim Guanabara). Na ocasião, o colegiado irá averiguar a qualidade do atendimento e das instalações para os usuários, bem como a materialidade da unidade e as condições de trabalho dos servidores. Além da secretária de Saúde, foram convidados para acompanhar os trabalhos o coordenador de Atendimento Regional Norte, Humberto Guimarães Bernardes; o diretor regional de Saúde Norte, Moisés Gonçalves de Oliveira; e a gerente do Centro de Saúde Jardim Guanabara, Sarah Christina Rodrigues Meira Reis. 

Córrego Bom Sucesso

A comissão também deu aval para realização de visita técnica na Avenida Joaquim de Oliveira, Beco 9, Bairro Novo das Indústrias, na terça-feira (28/6), às 15h30. O ponto de encontro será no número 355 da referida avenida. Segundo Irlan Melo há diversas reclamações dos munícipes sobre as consequências da obra de saneamento do Córrego Bom Sucesso e da construção do túnel que passa abaixo da Via do Minério. O objetivo da visita é fiscalizar a obra e denunciar a existência de residências que sofreram danos, como trincas e rachaduras, o que resultou em abandono do local de moradia nos casos mais graves, nos quais há riscos de desabamento.

Foram convidados os secretários municipais de Governo, Josué Valadão; e de Obras e Infraestrutura, Leandro Pereira; o superintendente da Sudecap, Henrique de Castilho; os diretores-presidente da Urbel e da Copasa, Claudius Vinicius Leite e Carlos Eduardo Tavares de Castro, respectivamente;  além do consultor técnico especializado da Secretaria Municipal de Governo, Silvio Rezende. 

Superintendência de Comunicação Institucional