EDUCAÇÃO E DESPORTO

Aprovado pedido de informação sobre lanches oferecidos em escolas municipais

Visita técnica irá verificar a possibilidade de transformar quadra de terra em quadra poliesportiva no Bairro Jardim Felicidade

quinta-feira, 14 Julho, 2022 - 15:15

Foto_Divino Advincula_PBH

Os lanches oferecidos aos alunos de escolas municipais e os ambientes informatizados na rede municipal de ensino são temas de dois pedidos de informação aprovados pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo nesta quinta-feira (14/7). Também foi aprovada visita técnica para verificar a possibilidade de realização de obras para transformar uma quadra de terra em uma quadra poliesportiva na Rua Quarenta e Dois, em frente ao nº 140, no Bairro Jardim Felicidade, Região Norte. Solicitada por Irlan Melo (Patri), a visita foi agendada para o dia 29 de julho, às 9h30, no endereço citado. A comissão recebeu, ainda, respostas sobre questionamentos diversos enviadas a vários órgãos do Executivo. Confira aqui os documentos e o resultado completo da reunião. 
 
Merenda e informatização escolar
 
Nikolas Ferreira (PL) é o autor de pedidos de informação sobre os lanches e os computadores disponibilizados aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Aprovados em reunião, eles são endereçados ao prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, e à secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben. O pedido de informação sobre lanches oferecidos aos alunos de escolas municipais tem perguntas sobre qual o valor total gasto com a merenda; quem é responsável diante da falta dela; como é definido seu cardápio diário; qual é sua logística de distribuição; e quantas refeições são elaboradas e entregues nas escolas diariamente. O vereador também pergunta, especificamente em relação à Escola Estadual José de Alencar, que está, segundo Nikolas, sob concessão de empréstimo à Prefeitura há alguns anos, qual o cardápio diário da merenda escolar, quem é responsável pela sua elaboração e quais os horários em que as refeições são servidas.
 
Já no pedido de informação a respeito dos ambientes informatizados nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, Nikolas Ferreira afirma ser importante o contato das crianças e adolescentes com o universo tecnológico. Tendo em vista uma reivindicação recebida sobre a falta de laboratório de informática na Escola Estadual José de Alencar, que iniciou seu processo de municipalização, o vereador faz questionamentos sobre quais escolas municipais contam com laboratórios de informática e quantos computadores são instalados por escola. Ele também pergunta sobre quais medidas serão adotadas pela Prefeitura para solucionar o problema da Escola Estadual José de Alencar e se há previsão de instalação de um laboratório de informática no local.  
 
Quadra poliesportiva
 
Também foi aprovada realização de visita  técnica com a finalidade de verificar a possibilidade de realização de obras na Rua Quarenta e Dois, em frente ao nº 140, no Bairro Jardim Felicidade, para transformar uma quadra de terra mal conservada em uma quadra poliesportiva. Solicitada por Irlan Melo (Patri), a visita foi agendada para o dia 29 de julho, às 9h30, no endereço mencionado. 
 
Melo disse que a comunidade local pediu que a quadra de terra batida seja transformada em quadra poliesportiva, o que possibilitaria o melhor aproveitamento do local e representaria mais um espaço de vivência para a comunidade e para a prática de esportes. O vereador sugeriu que sejam convidadas as secretarias municipais de Esporte e Lazer, de Governo e de Obras e Infraestrutura, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), a Coordenação de Atendimento da Regional Norte e o consultor técnico especializado da Secretaria Municipal de Governo, Sílvio Higino de Rezende. 
 
Estiveram presentes os membros efetivos da comissão Marcela Trópia (Novo), Professora Marli (PP) , Flávia Borja (PP), Macaé Evaristo (PT) e Rubão (PP), além do vereador Wilsinho da Tabu (PP). 
 
Superintendência de Comunicação Institucional