POLÍTICA URBANA

Vereadores vão conferir rua atingida por alagamentos frequentes na Vila Santa Rita

Pedido de informação questiona se projeto paisagístico será implementado em reforma de escadaria no Bairro Boa Vista

terça-feira, 8 Novembro, 2022 - 15:00
Quatro homens e uma mulher reunidos, sentados à mesa.

Foto Karoline Barreto/CMBH

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana vai realizar visita técnica ao Bairro Vila Santa Rita para verificar alagamentos frequentes na Rua Um Mil Oitocentos e Setenta, que não tem sistema de drenagem de águas pluviais. Imóveis na via são atingidos por inundações sempre que chove forte, acumulando prejuízos. A visita foi agendada para o dia 17 de novembro, às 9h, durante reunião da comissão nesta terça-feira (8/11), quando também foi aprovado pedido de informação questionando a Prefeitura sobre a reforma de uma escadaria na Rua Guruá, Bairro Boa Vista. Confira aqui os documentos e o resultado completo da reunião. 

Alagamentos

Irlan Melo (Patri) é o autor da visita técnica para verificar as causas dos alagamentos na Rua Um Mil Oitocentos e Setenta (Rua Balizador), entre as Ruas José Maria do Nascimento e Sinaleiro, no Bairro Vila Santa Rita, e discutir a reconstrução do muro externo da Comunidade Batista Shalon Internacional. Melo explica que a rua mencionada não tem bueiros ou bocas de lobo e, diante de um grande volume de chuva, as águas transbordam e empoçam, provocando transtornos e diversos danos aos imóveis e aos moradores da comunidade. 

O parlamentar afirmou que no início do ano, as águas pluviais não captadas empoçaram e fizeram pressão no muro lateral da Comunidade Batista Shalon Internacional, “fazendo-o ceder para a área interna do imóvel, colocando em risco os integrantes da igreja”. Foram convidados para a visita os secretários municipais de Governo, Josué Valadão, de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho, e a coordenadora de Atendimento da Regional Barreiro, Lidiane de Souza Monteiro.

Escadaria e paisagismo

Pedido de informação assinado por Rubão (PP) questiona a Prefeitura sobre as obras realizadas na Rua Guruá, Bairro Boa Vista. O vereador quer saber se as obras foram efetivamente concluídas, considerando que não foi implantado o paisagismo ventilado pelos técnicos da PBH em visita técnica de sua autoria. O local tem uma escadaria com uma encosta ao lado e mato alto, e, conforme o parlamentar, se tornou depósito de lixo, o que atrai animais peçonhentos. No requerimento, Rubão afirma que os moradores reivindicaram a limpeza e concretagem do local.

Estiveram presentes os seguintes vereadores: os membros efetivos da comissão Wanderley Porto (Patri), Marcos Crispim (PP), Duda Salabert (PDT), Professor Juliano Lopes (Agir), Ciro Pereira (PTB) e Dr. Célio Frois (PSC). 

Superintendência de Comunicação Institucional