SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão vai conferir possível ampliação de Centro de Saúde no Bairro Mantiqueira

Também foi aprovado pedido de informação sobre unidade de saúde localizada no Floramar, que sofre com a falta de médicos

quarta-feira, 21 Dezembro, 2022 - 14:30

Foto: Bárbara Crepaldi/CMBH

Com o objetivo de melhorar o atendimento nos centros de saúde da Capital, a Comissão de Saúde e Saneamento aprovou, em reunião realizada nesta quarta-feira (21/12), dois requerimentos que visam solucionar problemas detectados por parlamentares e usuários dos equipamentos públicos. A comissão fará, nesta sexta-feira (23/12), uma visita técnica ao Centro de Saúde Paraúna, localizado no Bairro Mantiqueira, quando irá verificar a possibilidade de ampliação da unidade. Também foi aprovado pedido de informação relativo ao Centro de Saúde Floramar. Após visita técnica realizada à unidade, os vereadores pedem à Prefeitura que seja resolvida, entre outras questões que prejudicam o atendimento à população, a falta de médicos. Os membros da comissão decidiram, ainda, pela realização de visita técnica a três bairros da Região Leste que vêm sofrendo com alagamentos decorrentes das fortes chuvas. Na ocasião, serão averiguadas as condições de saneamento básico dos moradores e a construção de um muro de contenção. Confira aqui o resultado completo da reunião.

Centro de Saúde Paraúna

Com o objetivo de verificar a possibilidade de ampliação e reforma da sede do Centro de Saúde Paraúna, localizado na Rua João Ferreira da Silva, 248, no Bairro Mantiqueira, a Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara aprovou  visita técnica ao local a ser realizada na próxima sexta-feira (23/12), às 9h. Segundo Cleiton Xavier (PMN), requerente da visita, a atual estrutura da unidade não comporta a quantidade de usuários que busca atendimento. Para acompanhar os trabalhos, o vereador convidou representantes das secretarias municipais de Governo, de Obras e Infraestrutura e de Saúde, além da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Centro de Saúde Floramar

Em visita técnica realizada ao Centro de Saúde Floramar, no dia 13 de dezembro, foram constatados diversos problemas, tais como falta de pediatra e ginecologista e adoção de procedimentos inadequados de descarte do lixo. Diante disso, José Ferreira (PP) e Nikolas Ferreira (PL) apresentaram pedido de informação para que a Prefeitura esclareça a situação da unidade de saúde, que está situada à Rua Igaraúnas, 15, no Bairro Floramar. “Fiz uma visita técnica ao centro de saúde e constatei várias reclamações de usuários. Este pedido é pra saber o que está acontecendo, pra gente tentar resolver”, disse José Ferreira durante a reunião desta quarta. 

Em decorrência da aprovação do requerimento apresentado pelos dois vereadores à comissão, o prefeito Fuad Noman (PSD) e a secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro, deverão responder a uma série de questões. Os parlamentares querem conhecer os critérios para a designação dos médicos que vão atuar nos centros de saúde e perguntam se existe algum planejamento para complementar as duas equipes do Centro de Saúde Floramar que estão desfalcadas, citando, ainda, a falta de pediatra e ginecologista. 

Por meio do requerimento, os parlamentares também querem que a Prefeitura explique quais procedimentos de encaminhamento são adotados quando usuários procuram a referida unidade de saúde, mas não encontram médicos, tendo em vista que o quadro de profissionais não está completo. José Ferreira e Nikolas Ferreira cobram, ainda, o envio do quadro atualizado de colaboradores da unidade.

Além da falta de médicos, problemas relativos à área da recepção e ao descarte inadequado de resíduos pela unidade foram percebidos durante a visita técnica e são objeto de preocupação dos parlamentares, que querem saber do Executivo quais medidas serão tomadas também em relação a estes dois assuntos. 

Inundações e saneamento

A comissão agendou para esta quinta-feira (22/12), às 9h, uma visita técnica a localidades dos Bairros Alto Vera Cruz (Rua Padre Júlio Maria, 2065, esquina com a Rua SantaTereza), Granja de Freitas (Rua Olaria, 235) e Saudade (6° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, situado na Rua Caravelas, 811), com o objetivo de verificar a situação dessas comunidades diante de alagamentos e inundações ocorridos nos últimos dias. Além da construção de um muro de contenção, serão averiguadas as condições de saneamento básico.

Garantido pela Constituição Federal e tendo suas diretrizes estabelecidas pela Lei 11.445/2007, o saneamento básico compreende um conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de uma região. Assim, durante a visita técnica, seus requerentes Fernanda Pereira Altoé (Novo) e Marcos Crispim (PP) deverão verificar as condições em que se encontram tais serviços, os quais englobam drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais, esgotamento sanitário, abastecimento de água e limpeza urbana. De acordo com os vereadores, como resultado das fortes chuvas de dezembro, moradores, comerciantes e motoristas que circulam pela região tiveram prejuízos no acesso a serviço público essencial, além de terem sofrido diversas perdas financeiras. Foram convidados a participar da visita representantes da PBH, da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte – Urbel e da Defesa Civil Municipal.

Participaram da reunião os vereadores Pedro Patrus (PT), Flávia Borja (PP), Macaé Evaristo (PT), Wilsinho da Tabu (PP) e José Ferreira, que presidiu os trabalhos.

Superintendência de Comunicação Institucional