PREPARANDO O MANDATO

Suplentes de vereadores eleitos deputados são recebidos pela Diretoria-Geral

Seis cadeiras serão ocupadas por novos parlamentares a partir de fevereiro de 2023, com a saída de eleitos para mandatos estadual e federal

segunda-feira, 5 Dezembro, 2022 - 23:45

Loíde Gonçalves (Pode), Cida Falabella (Psol), Uner Augusto (PRTB), Wagner Ferreira (PDT) e Maninho Félix (PSD), suplentes que assumem mandato na CMBH em 2023, foram recebidos pelo diretor-geral da Casa, Renato Nascimento, no dia 28 de novembro. Eles vão ocupar cadeiras deixadas por vereadores eleitos deputados, respectivamente, Nely Aquino (Pode), Bella Gonçalves (Psol), Nikolas Ferreira (PL), Duda Salabert (PDT) e Bim da Ambulância (Avante). Também participaram do encontro Dérik Filipe e Ederson Alves da Silva, representando o suplente Bruno Pedralva (PT), que assumirá a vaga de Macaé Evaristo (PT). Além de boas-vindas, eles tiveram orientações sobre leiautes de gabinetes, controle de patrimônio e solicitação de serviços administrativos, bem como acesso a um cronograma de novos encontros para ambientação. 

Renato Nascimento reafirmou o compromisso da Secretaria da Câmara com a oferta de todo o suporte necessário para garantir o bom andamento dos trabalhos ligados ao exercício do mandato e à representação do povo de Belo Horizonte. O diretor-geral entregou aos futuros vereadores cronograma de atividades pré-posse, realizadas de novembro a janeiro, programadas para familiarizar os parlamentares com as rotinas institucionais, os serviços disponibilizados pelo corpo técnico e as regras das reuniões de Plenário e de comissão.
 
Eleições e suplentes
 
Nas eleições realizadas em outubro deste ano, seis vereadores da Câmara foram eleitos para os cargos de deputados estadual e federal. O vereador Nikolas Ferreira e as vereadoras Duda Salabert e Nely Aquino irão assumir, a partir de fevereiro de 2023, cadeiras na Câmara dos Deputados, em Brasília, como deputados federais. Bella Gonçalves, Macaé Evaristo e Bim da Ambulância irão assumir cadeiras  de deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os parlamentares podem permanecer vereadores até 31 de janeiro de 2023, data que antecede a posse na ALMG e na Câmara dos Deputados. É comum que parlamentares pleiteiem outros cargos durante o mandato, e a troca de vereadores não gera custos para a Casa.
 
O suplente de cada vereador é definido pelo resultado das eleições municipais de 2020, respeitada a correspondência e a ordem de colocação dentro do partido, de acordo com a Justiça Eleitoral. A convocação do suplente deve ocorrer em até 48h da vacância do cargo e a posse ocorre em até 30 dias, sendo permitido ao suplente requerer prorrogação desse prazo por uma única vez, por no máximo de 30 dias. 
 
Superintendência de Comunicação Institucional