AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em pauta na terça (30), possíveis modelos de transporte por ônibus para BH

Especialistas em engenharia de transportes vão falar sobre modelos de concessão que poderiam ser implementados na cidade

sexta-feira, 26 Setembro, 2025 - 18:15
Ônibus do MOVE parado em garagem

Foto: Tatiana Francisca/CMBH

Na próxima terça-feira (30/9), às 15h, a Comissão Especial de Estudo - Contratos de Ônibus vai realizar audiência pública para debater o modelo vigente de concessão de transporte de passageiros por ônibus na cidade e formas modernas de contrato que poderiam ser adotadas por Belo Horizonte. A concessão atual está prevista para ser encerrada em 2028. A reunião foi solicitada por Fernanda Pereira Altoé (Novo) e outros quatro parlamentares, e foram convidados para participar do encontro especialistas em engenharia de transportes, demografia e urbanismo. Cidadãos interessados podem acompanhar a reunião presencialmente, no Plenário Helvécio Arantes, ou por meio de transmissão ao vivo no portal ou canal da Câmara no Youtube.

Comissão especial

Com a aproximação do término do contrato vigente, os vereadores da Câmara de BH montaram a comissão especial para debater as condições atuais do transporte público na cidade e buscar um novo modelo que ofereça mais qualidade, preços acessíveis e seja ambientalmente mais sustentável. O grupo já promoveu visitas técnicas para avaliar a frota de ônibus e debates que contaram com a participação de trabalhadores e usuários do transporte público, permissionários das linhas suplementares, entidades da sociedade civil e gestores municipais do setor.

Convidados

São aguardados para a audiência o chefe do curso de Engenharia de Transportes do CEFET-MG, Renato Guimarães Ribeiro, que é engenheiro civil pela UFMG, mestre e doutor em Engenharia de Transportes pela UFRJ, com período sanduíche na Universitat Politècnica de Catalunya, na Espanha; e o coordenador do curso de Engenharia de Transportes do CEFET-MG, Guilherme de Castro Leiva, arquiteto e urbanista pela PUC-MG, mestre em Arquitetura e Urbanismo e doutor em Demografia pela UFMG.

Superintendência de Comunicação Institucional