AUDIÊNCIA PÚBLICA

Nova reunião, desta vez em Venda Nova, vai discutir proposta da PBH para Vilarinho

PBH propõe construção de dois túneis para desviar vazões dos Córregos Vilarinho e do Nado, dentre outras intervenções para evitar inundações na região 

quarta-feira, 13 Março, 2019 - 14:45
Comissão vai discutir obras de drenagem na Avenida Vilarinho (Venda Nova)

Foto: Google Street View

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana fará uma audiência pública para debater as obras previstas para a Avenida Vilarinho, na Região de Venda Nova, de adequação e otimização do sistema de macrodrenagem das bacias dos Córregos Vilarinho e do Nado, visando conter as constantes enchentes na região. O evento será nesta quinta-feira (14/3), às 19h, na Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes, localizada na Rua dos Mamoeiros, nº 98, no Bairro Vila Clóris.

A Prefeitura anunciou em seu site, em 19 de dezembro de 2018, que as obras da avenida incluem a construção de dois túneis, para desviar as vazões excedentes dos Córregos Vilarinho e do Nado; aberturas na cobertura dos canais existentes; um minitúnel auxiliar no Ribeirão Isidoro, que aumentará a capacidade hidráulica do sistema de microdrenagem; um canal de macrodrenagem no Córrego Floresta (uma bacia de detenção vai reter o volume de água que será levado pelos túneis 1 e 2); um viaduto sobre o canal, na Rua Joaquim Clemente; e uma estrutura hidráulica de confluência, que direcionará o fluxo dos Córregos do Nado, Vilarinho e Isidoro. Ainda segundo a PBH, a licitação para as obras poderá ocorrer até abril deste ano e o início das intervenções, estimadas em R$ 300 milhões, em julho de 2020.

Na última segunda (11/3), a Comissão Especial de Estudos criada para analisar o tema realizou outra audiência pública para conhecer o projeto da PBH. Contudo, o Executivo não enviou representantes à reunião. Na ocasião, vereadores, ambientalistas e estudiosos criticaram aspectos da proposta

Solicitada pelos vereadores Bella Gonçalves (Psol), Cida Falabella (Psol), Edmar Branco (Avante) e Pedro Patrus (PT), a audiência da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana permitirá discutir o estudo para as obras desenvolvido pelo Comitê Estratégico de Emergência da PBH, e as alternativas propostas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio das Velhas e pelos subcomitês da Bacia Hidrográfica (SCBH) dos Ribeirões Arrudas e Onça. O Comitê de Emergência foi criado pela Prefeitura no último dia 21 de novembro para elaborar propostas que resolvam a ocorrência das inundações na região.

São esperados para o encontro o prefeito Alexandre Kalil e representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Subcomitê da Bacia Hidrográfica Ribeirão Onça, Instituto Guaicuy, Ministério Público, Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (Comupra) e Conselho Comunitário de Venda Nova.

Superintendência de Comunicação Institucional