CHUVA FORTE

Vereadores de BH visitam projeto piloto para controle de águas pluviais

Projeto que reduz a vazão e retarda o escoamento de água de chuva poderia evitar inundações na capital

quinta-feira, 9 Maio, 2019 - 16:45
vereadores visitam sistema de captação de água de chuva

Foto: Bernardo Dias/ CMBH

O protótipo de um projeto inovador para controle de águas pluviais, montado no Bairro Salgado Filho, recebeu a visita de integrantes da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana na manhã desta quinta-feira (09/05). Os parlamentares Juliano Lopes (PTC), Preto (DEM), Flávio dos Santos (Pode) e a presidenta Nely Aquino (PRTB) acompanharam uma demonstração do funcionamento do sistema de captação de águas de chuvas desenvolvido pela empresa Águas do Futuro, denominado Controle de Águas na Origem.

Segundo o engenheiro Luiz Alberto Diniz, um dos idealizadores do projeto, o sistema funcionaria como uma espécie de freio, retardando o escoamento da água, e poderia, assim, controlar inundações urbanas. “(O sistema) reduz a vazão e aumenta o tempo de escoamento, fundamental para a prevenção de inundações”, afirmou o engenheiro, ressaltando que esta seria uma solução mais barata e de implantação rápida. Diniz alerta, no entanto, que “o sistema atua como complemento das redes de drenagem tradicionais e não deve ser considerado como solução única para evitar inundações”.

Como funciona

O sistema funciona da seguinte forma: a água da chuva é captada em um reservatório (tipo “boca de lobo”) e escoa por valas revestidas com britas envolvidas por uma manta impermeável até o destino final, que pode ser outro reservatório maior ou o próprio rio.

A presidenta Nely Aquino garantiu que a Câmara de BH pode colaborar para o desenvolvimento do projeto desde que este se mostre viável e de custo reduzido. A vereadora destacou que a iniciativa deve partir do Poder Executivo, que enviaria um projeto para o Legislativo avaliar.

A empresa Águas do Futuro, responsável pelo projeto, deve fazer uma apresentação do funcionamento do sistema para a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), no próximo dia 24 de maio.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para conhecer o protótipo "Controle das Águas na Origem" - Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana