VISITAS DA SEMANA

Barragem de mineração em Itabirito está na rota de visitas parlamentares

Problemas de trânsito no vetor Norte da capital e conservação do campo de futebol do Novo Aarão Reis também serão verificadas nesta semana

domingo, 16 Junho, 2019 - 13:00
Mina do Pico - Barragem Maravilhas II, em Itabirito/MG, onde será realizada visita técnica da CPI das Barragens, nesta terça-feira (18/6)

Imagem: Google Maps/ Street View

Os riscos associados ao possível rompimento da Barragem Maravilhas II, na Mina do Pico, em Itabirito (MG), estão na pauta das visitas técnicas parlamentares previstas para esta semana, entre os dias 17 e 21 de junho. Também estão na rota, os bairros Santa Mônica (Pampulha) e Padre Eustáquio (Noroeste), para verificação de problemas de trânsito nas regiões; assim como o Bairro Novo Aarão Reis (Norte), onde serão avaliadas as condições de conservação do campo de futebol comunitário. Após as visitas, que devem contar com a presença de representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, as comissões parlamentares podem encaminhar relatórios técnicos aos órgãos competentes, informando sobre problemas constatados e demandas apresentadas pelas comunidades locais.

CPI das Barragens

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Barragens realizará visita técnica na próxima terça-feira (18/6), às 9h, à Mina do Pico – Barragem Maravilhas II, em Itabirito (MG), para verificar as condições de segurança e estabilidade da barragem de rejeitos de mineração. A visita tem por finalidade verificar riscos associados ao possível rompimento da barragem e ao comprometimento do abastecimento público de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Foram convidados representantes da Mineradora Vale S/A, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (MG), da Secretaria de Estado de Obras e Transportes Públicos (MG), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, da Polícia Militar de Minas Gerais, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, da Fundação Estadual do Meio Ambiente, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, da Gerência Regional de Minas Gerais da Agência Nacional de Mineração, da Prefeitura Municipal de Itabirito, do Gabinete de Crise da Sociedade Civil e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. A vistoria foi requerida pelos vereadores Edmar Branco (Avante), Gabriel (PHS), Bella Gonçalves (Psol) e Pedrão do Depósito (PPS).

Área de lazer

Já na quarta-feira (19/6), às 9h, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo visitará o Campo de Futebol do Novo Aarão Reis, localizado à Rua 50A, Bairro Novo Aarão Reis. O objetivo da visita é averiguar as condições em que se encontra o campo, uma vez que a comunidade local estaria reclamado que o equipamento encontra-se abandonado e sem condições para a prática do esporte, sendo, ainda, a única área de lazer do bairro. Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), da Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social e da Coordenadoria de Administração Regional Municipal Norte. A visita foi requerida pelo vereador Edmar Branco.

Saúde

Logo no início da semana, na manhã desta segunda-feira (17/6), a partir das 9h, a Comissão de Saúde e Saneamento vai vistoriar o Laboratório Distrital Oeste, localizado na Avenida Amazonas, 8889, no Bairro Madre Gertrudes (região Oeste). Autor do requerimento para a visita técnica, Fernando Borja (Avante) justifica a atividade pela necessidade de fiscalizar e avaliar o funcionamento geral do laboratório.

Trânsito

Também nesta segunda-feira (17/6), às 10h, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário avaliará as condições da Rua Ministro Oliveira Salazar, no Bairro Santa Mônica. A visita foi motivada por reivindicação dos moradores, como adequação/fechamento do canteiro central; implantação de mão única na Rua Santa Mônica, entre as ruas Carlos Gomes e Ministro Oliveira Salazar; implantação de uma baia em frente à Escola Estadual Ari da Franca para oferecer maior comodidade no embarque e desembarque de alunos; e prolongamento do canteiro central para evitar o grande número de conversões e retornos proibidos na esquina com a Rua Afonso Celso. A análise desse cenário tem por objetivo melhorar as condições de tráfego na região. Foram convidados o coordenador de Administração Regional Municipal Venda Nova, Humberto Pereira Júnior, o presidente da BHTrans, Célio de Freitas Bouzada, e o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Costa Valadão. A visita foi requerida pela vereadora Nely Aquino (PRTB).

A comissão fiscalizará, ainda, a Rua Curral Del Rey, entre as ruas Riachuelo e Cel. José Benjamim, no Bairro Padre Eustáquio, nesta terça-feira (18/6), às 10h. A visita foi demandada pela comunidade, em razão das condições da via no que se refere a problemas na circulação de veículos e pedestres e às sinalizações vertical e horizontal. Foram convidados o presidente da BHTrans, Célio Bouzada, e o coordenador de Administração Regional Municipal Noroeste, Saulo de Souza Queiroz. A vista foi requerida pelo vereador Carlos Henrique (PMN)

Na quarta-feira (19/6), os vereadores irão vistoriar, a partir das 11h, a Rua Aldemiro Fernandes Torres e a Rua das Gabirobas, no Bairro Vila Clóris (Norte). Na visita, serão observadas as condições da via, principalmente quanto à reavaliação da sinalização implantada. Segundo os moradores a atual sinalização tem ocasionado retenções em todos os sentidos, dificultando o acesso à saída do bairro e à região de Venda Nova. Desta forma, a comunidade reivindica a melhoria das condições de tráfego. Foram convidados o coordenador de Administração Regional Municipal Norte, Humberto Guimarães Bernardes; o presidente da BHTrans, Célio de Freitas Bouzada, e o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Costa Valadão. A visita foi requerida pela presidenta da Casa, Nely Aquino.

Superintendência de Comunicação Institucional