VISITAS DA SEMANA

Mineração na Serra do Curral, trânsito e saneamento estão em foco nas vistorias desta semana

As comissões parlamentares vão verificar também o atendimento e a segurança de alunos e professores em escola municipal

segunda-feira, 3 Junho, 2019 - 17:00
Vista da Mina Granja Corumi, na Serra do Curral. Cava e terra seca. Cidade ao fundo

Foto: Bernardo Dias/ CMBH

Preservação de área da Serra do Curral em mina no Taquaril; condições do trânsito e sinalização nos bairros Califórnia, Camargos, Piratininga e Dom Silvério; e condições estruturais e de atendimento em escola municipal no Bairro Novo das Indústrias serão alvos de fiscalização das comissões de vereadores da Câmara da BH, em visitas técnicas nesta semana, entre os dias 4 e 7 de junho. Após as visitas, que contarão com representantes da PBH, as comissões podem encaminhar relatórios técnicos aos órgãos competentes, informando sobre problemas constatados e demandas apresentadas pelas comunidades locais.

Mineração na Serra do Curral

Na próxima quinta-feira (6/6), a partir das 10h, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vistoriará a Mina Granja Corumi, de responsabilidade da Mineradora Empabra, no Bairro Jardim Taquaril, na Serra do Curral. O objetivo da visita é vistoriar as condições de taludamento, de recomposição vegetal e condições gerais de preservação da área, da Serra do Curral e do Pico de Belo Horizonte. A visita foi requerida pelo vereador Gilson Reis (PcdoB). Foram convidados o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Luiz Gomes Vieira, o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário de Lacerda Werneck Neto, a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), Michele Abreu Arroyo, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Minas Gerais (Iphan/MG), Célio Corsino, e o presidente do Movimento das Associações de Moradores de Belo Horizonte, Fernando Santana.

Foto: Divulgação/ CMBHTrânsito

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará, nesta terça-feira (4/6), às 10h, visita técnica ao Ponto de Controle (Ponto Final do Bairro) das Linhas 2033 (Betânia-Centro) e 5250 (Betânia-Estação Pampulha), ambos localizados à Avenida Efigênia Miranda Schettino, 55, Bairro Betânia. Segundo a comunidade e usuários, as condições do Ponto de Controle são precárias e há rumores de que podem ser alteradas as referidas linhas. A visita foi requerida pelo vereador Carlos Henrique (PMN). Foram convidados o presidente da BHTrans, Célio Bouzada, e o coordenador de Administração Regional Municipal Noroeste, Sylvio Ferreira Malta Neto.

Também será fiscalizada, na mesma data e horário, a Rua Bernardo do Campo, 328, no Bairro Piratininga. O objetivo da visita é solicitar estudo para implantação de placa de “proibido estacionar” na via. Foram convidados o presidente da BHTrans, Célio Bouzada, e o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Júnior. A vistoria foi requerida pelo vereador Jair Di Gregório (PP).

Os vereadores da comissão visitarão, na quarta-feira (5/6), às 10h, os bairros Califórnia e Camargos. A visita tem por finalidade verificar as condições do trânsito nesses bairros, em especial, a ordenação do fluxo de veículos antes e depois do Viaduto da Rua João Batista Vieira (sobre a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek), entre as ruas Christina Maria Assis (Bairro Califórnia) e ruas Gentil Portugal do Brasil e das Ostras (Bairro Camargos). Também será avaliada a necessidade de implantação de um redutor de velocidade na Rua Margarida Assis Fonseca, 298 e 360 (referências), no Bairro Califórnia. O objetivo da visita é apurar possíveis problemas relativos a segurança e congestionamento em horários de pico nos acessos ao viaduto e o risco de acidentes por imprudência de motoristas, na Rua Margarida Assis Fonseca.

Foram convidados Josué Costa Valadão, secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Célio de Freitas Bouzada, presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans), Saulo de Souza Queiroz, da Coordenadoria de Atendimento Regional Noroeste, e representante da Associação dos Moradores do Bairro Califórnia. A visita foi requerida pelo vereador Wesley Autoescola (PRP).

Na quinta-feira (6/6), às 10h30, a comissão fiscalizará a Rua das Petúnias, no trecho entre o número 1185 (próximo à Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda) e o número 2310 (próximo à linha férrea), no Bairro Lindéia, Região do Barreiro. O ponto de encontro será em frente à ONG Crescer Social, localizada à Rua Petúnias, 1519. O objetivo da visita é averiguar a possibilidade da construção de uma pista de caminhada para a prática de esportes, conforme demanda da comunidade. A vistoria foi requerida pelo vereador Juliano Lopes (PTC). Foram convidados o coordenador de Administração Regional Municipal do Barreiro, Valmir Anselmo Mattos, o presidente da BHTrans, Célio Freitas Bouzada, e o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado Júnior.

Já na sexta-feira (7/6), às 9h, os vereadores visitarão a Rua Leonídia Teixeira de Lima, no Bairro Dom Silvério. O objetivo da visita é verificar as condições do trânsito na referida via, já que a mesma não possui sinalização vertical e horizontal. Vale ressaltar que três linhas de ônibus circulam no local, tornando o trânsito intenso. Também serão avaliadas a forma de utilização da rua, no que se refere ao estacionamento de veículos, bem como as condições do trânsito e o descarte irregular de lixo. A visita foi requerida pelo vereador Edmar Branco (Avante). Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Secretaria Municipal de Governo, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Subsecretaria de Assuntos Institucionais, Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), e Coordenadoria de Administração Regional Municipal Nordeste. O ponto de encontro será na Rua Leonídia Teixeira de Lima, esquina com Rua Walmir Dias Santos.

Foto: Rafa Aguiar/ CMBHComissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sol Nascente, à Rua Maria Letícia, 190, no Bairro Novo das Indústrias, será vistoriada pela comitiva parlamentar, nesta quarta-feira (5/6), às 10h. A visita tem por finalidade verificar as condições estruturais, de higiene, atendimento, inclusão e segurança dos estudantes. Requerida pelo vereador Irlan Melo (PR), a vistoria foi motivada por demandas da comunidade e de profissionais da educação, visando à fiscalização da unidade de ensino no que se refere às condições de segurança e de trabalho dos profissionais que atuam na unidade e a qualidade dos serviços prestados. Foram convidados a secretária municipal de Educação, Ângela Dalben;  o administrador da Regional Oeste, Sylvio Malta; o representante da Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência de Belo Horizonte, Luiz Henrique Porto Vilani; o comandante da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, Sérgio Prates.

Comissão de Saúde e Saneamento

Na quinta-feira (6/6), às 9h, a Comissão fiscalizará o Centro de Saúde Vale do Jatobá, à Rua Domício Gabriel de Vasconcelos, em frente ao número 97, Vale do Jatobá, Região do Barreiro. O objetivo da visita é verificar a necessidade de ordenamento dos estacionamentos em frente ao centro de saúde, reservando vagas para ambulâncias, idosos e pessoas com deficiência. Também serão avaliadas as condições físicas do local no que diz respeito a bebedouros e sanitários, condições de atendimento e disponibilidade de profissionais, conforme denúncias de usuários. Quanto ao estacionamento, a BHTrans informou que já foi elaborado projeto para a construção do mesmo, mas as obras ainda não foram iniciadas. A visita foi requerida pelo vereador Wesley Autoescola (PRP). Foram convidados o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, a gestora do Centro de Saúde Vale do Jatobá, Francine Alves Efigênia, o presidente da BHTrans, Célio de Freitas Bouzada, e o coordenador de Atendimento Regional Barreiro, Walmir Anselmo Mattos.

Ainda nesta quinta-feira (6/6), às 10h30, os vereadores seguirão para a Avenida Joaquim de Oliveira, no Beco 9, Bairro Novo das Indústrias. A visita tem por finalidade fiscalizar a situação de esgoto a céu aberto, que margeia as portas das moradias. Segundo a comunidade, o local seria contemplado por obras de saneamento oriundas do Córrego do Bom Sucesso, ligadas ao Programa Drenurbs, mas até o momento, estas ainda não tiveram início. Além disso, quando chove, o nível do córrego sobe, invadindo as casas e favorecendo o surgimento de doenças. A visita foi requerida pelo vereador Irlan Melo (PR). Foram convidados o administrador da Regional Barreiro, Walmir Matos, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, o superintendente da SLU, Genedempsey Bicalho, o presidente da Urbel, Cláudio Vinicius, o gerente da Copasa do Distrito Barreiro, Ronaldo de Melo, o superintendente da Sudecap, Henrique de Castilho Marques de Souza, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário de Lacerda Werneck Neto.

Superintendência de Comunicação Institucional