TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Indicação à PBH sugere transporte público noturno para trabalhadores

Pedidos de informação sobre linhas do Bairro Vale do Jatobá e infiltrações em estações de metrô também foram aprovados

quinta-feira, 16 Setembro, 2021 - 17:15
Ônibus em estação durante a noite.

Foto: Karoline Barreto/CMBH

A criação de serviço de transporte público coletivo noturno destinado a atender especificamente pessoas que trabalham no período entre 0h e 5h será sugerida, por meio de indicação, à Prefeitura pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Nesta nesta quinta-feira (16/9), o colegiado também decidiu enviar à BHTrans pedido de informação sobre estudo técnico para mudança de itinerário de três linhas do transporte público que atendem o Bairro Vale do Jatobá. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) será perguntada sobre infiltrações nas Estações Santa Inês e Central; e visita técnica será realizada à Rua Princesa Isabel, no Bairro Copacabana, para verificar a viabilidade de implantação de mão única num trecho da via. 

indicação, de autoria de Walter Tosta (PL), explica os ônibus noturnos devem ser ofertados “em função da alta concentração de estabelecimentos noturnos pós-pandemia”. O vereador diz que a medida aproximará o Município de uma melhoria no transporte, uma vez que as muitas linhas de ônibus em funcionamento na cidade não estão operando no horário mencionado para atender profissionais de bares, restaurantes e entretenimentos, majoritariamente com carga horária noturna. Braulio Lara (Novo) elogiou a iniciativa de Tosta: “Além de todos os problemas da cidade, com a pandemia houve uma redução da frota de veículos disponíveis e todos os trabalhadores que atuam no período noturno dentro da nossa cidade têm dificuldade para o ir e vir, principalmente para voltar para casa do trabalho, devido a  falta de ônibus circulando”.

O pedido de informação de Wanderley Porto (Patri) visa obter dados com estudo técnico para a mudança no itinerário de algumas das linhas do transporte público que atendem o Bairro Vale do Jatobá (com destino à Estação Diamante) para que passem a trafegar pela Avenida Djalma Vieira Cristo. Endereçada ao presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi, e ao prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, a solicitação explica que as linhas 309, 310 e 311 trafegam apenas na Avenida Senador Levindo Coelho, local de difícil acesso para os moradores do referido bairro por possuírem pontos de parada distantes. E acrescenta que a comunidade local se manifestou pela necessidade de discutir a mudança no itinerário e que encaminhou ofício sobre o tema à BHTrans em junho de 2021, sem que houvesse resposta. 

Metrô e trânsito

No pedido de informação à CBTU, Iza Lourença explica que no dia 23 de agosto deste ano foram realizadas visitas técnicas que apuraram a ocorrência de infiltrações e problemas estruturais nas Estações Central e Santa Inês. “A situação é tão delicada que o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de transportes Metroviários (Sindmetro) chegou a requerer a imediata interdição da Bilheteria e da Sala de Serviços Operacionais para realização da obra de saneamento desse problema, para que sejam reestabelecidas, novamente, condições mínimas ao ambiente de trabalho, bem como a qualidade de um local salubre de exercício das funções pelos empregados que ali estiverem lotados”, afirmou. 

Lourença pergunta quais medidas foram realizadas e previstas pela CBTU para sanar a situação relatada, se há algum cronograma ou previsão de obras de melhorias de infraestrutura nas referidas estações, qual o prazo para sanar os problemas estruturais narrados e quais medidas de segurança do trabalho vem sendo adotadas para não comprometer a saúde dos trabalhadores desses locais. 

A possibilidade de implantação de mão única para a Rua Princesa Isabel no sentido Rua Inglaterra e Rua Brasil, no Bairro Copacabana, é o tema da visita técnica requisitada por Nely Aquino (Pode). A visita está agendada para o dia 30 de setembro, às 11h, no local mencionado. O requerimento sugere os convidados o presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi, o coordenador de Administração Regional Municipal Venda Nova e a Comissão Regional de Transporte e Trânsito de Venda Nova. 

Estiveram presentes os seguintes membros efetivos da comissão: Braulio Lara (Novo), Gilson Guimarães (Rede), Henrique Braga (PSDB) e Rogerio Alkimim (PMN).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional