Indicação à PBH sugere transporte público noturno para trabalhadores
Pedidos de informação sobre linhas do Bairro Vale do Jatobá e infiltrações em estações de metrô também foram aprovados
Foto: Karoline Barreto/CMBH
A criação de serviço de transporte público coletivo noturno destinado a atender especificamente pessoas que trabalham no período entre 0h e 5h será sugerida, por meio de indicação, à Prefeitura pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Nesta nesta quinta-feira (16/9), o colegiado também decidiu enviar à BHTrans pedido de informação sobre estudo técnico para mudança de itinerário de três linhas do transporte público que atendem o Bairro Vale do Jatobá. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) será perguntada sobre infiltrações nas Estações Santa Inês e Central; e visita técnica será realizada à Rua Princesa Isabel, no Bairro Copacabana, para verificar a viabilidade de implantação de mão única num trecho da via.
A indicação, de autoria de Walter Tosta (PL), explica os ônibus noturnos devem ser ofertados “em função da alta concentração de estabelecimentos noturnos pós-pandemia”. O vereador diz que a medida aproximará o Município de uma melhoria no transporte, uma vez que as muitas linhas de ônibus em funcionamento na cidade não estão operando no horário mencionado para atender profissionais de bares, restaurantes e entretenimentos, majoritariamente com carga horária noturna. Braulio Lara (Novo) elogiou a iniciativa de Tosta: “Além de todos os problemas da cidade, com a pandemia houve uma redução da frota de veículos disponíveis e todos os trabalhadores que atuam no período noturno dentro da nossa cidade têm dificuldade para o ir e vir, principalmente para voltar para casa do trabalho, devido a falta de ônibus circulando”.
O pedido de informação de Wanderley Porto (Patri) visa obter dados com estudo técnico para a mudança no itinerário de algumas das linhas do transporte público que atendem o Bairro Vale do Jatobá (com destino à Estação Diamante) para que passem a trafegar pela Avenida Djalma Vieira Cristo. Endereçada ao presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi, e ao prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, a solicitação explica que as linhas 309, 310 e 311 trafegam apenas na Avenida Senador Levindo Coelho, local de difícil acesso para os moradores do referido bairro por possuírem pontos de parada distantes. E acrescenta que a comunidade local se manifestou pela necessidade de discutir a mudança no itinerário e que encaminhou ofício sobre o tema à BHTrans em junho de 2021, sem que houvesse resposta.
Metrô e trânsito
No pedido de informação à CBTU, Iza Lourença explica que no dia 23 de agosto deste ano foram realizadas visitas técnicas que apuraram a ocorrência de infiltrações e problemas estruturais nas Estações Central e Santa Inês. “A situação é tão delicada que o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de transportes Metroviários (Sindmetro) chegou a requerer a imediata interdição da Bilheteria e da Sala de Serviços Operacionais para realização da obra de saneamento desse problema, para que sejam reestabelecidas, novamente, condições mínimas ao ambiente de trabalho, bem como a qualidade de um local salubre de exercício das funções pelos empregados que ali estiverem lotados”, afirmou.
Lourença pergunta quais medidas foram realizadas e previstas pela CBTU para sanar a situação relatada, se há algum cronograma ou previsão de obras de melhorias de infraestrutura nas referidas estações, qual o prazo para sanar os problemas estruturais narrados e quais medidas de segurança do trabalho vem sendo adotadas para não comprometer a saúde dos trabalhadores desses locais.
A possibilidade de implantação de mão única para a Rua Princesa Isabel no sentido Rua Inglaterra e Rua Brasil, no Bairro Copacabana, é o tema da visita técnica requisitada por Nely Aquino (Pode). A visita está agendada para o dia 30 de setembro, às 11h, no local mencionado. O requerimento sugere os convidados o presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi, o coordenador de Administração Regional Municipal Venda Nova e a Comissão Regional de Transporte e Trânsito de Venda Nova.
Estiveram presentes os seguintes membros efetivos da comissão: Braulio Lara (Novo), Gilson Guimarães (Rede), Henrique Braga (PSDB) e Rogerio Alkimim (PMN).
Assista ao vídeo da reunião na íntegra.
Superintendência de Comunicação Institucional