AUDIÊNCIA PÚBLICA

Gastos da PBH com o Carnaval 2023 e organização da festa em pauta nesta quarta

Os serviços públicos disponíveis e formas de patrocínio utilizadas durante o evento também serão debatidos

terça-feira, 28 Março, 2023 - 16:15
Mais de 60 pessoas acompanham trio elétrico no Carnaval, durante o dia.

Foto Divulgação/PBH

Suspenso por dois anos em razão da pandemia, o Carnaval de Belo Horizonte foi retomado em 2023, levando para as ruas da cidade cerca de 5 milhões foliões. Para fiscalizar os gastos da Prefeitura com a festa, avaliar os serviços ofertados aos cidadãos nos dias de folia e entender como é a captação de patrocinadores, a Comissão de Orçamento e Finanças realiza audiência pública nesta quarta-feira (29/3), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. São esperados para o debate os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Segurança, Belotur, BHTrans e PM, além de representantes de escolas e blocos. Solicitada por Irlan Melo (Patri) e Fernanda Pereira Altoé (Novo), a reunião pode ser acompanhada por qualquer cidadão interessado, presencialmente ou pelo Portal da Câmara. Perguntas e sugestões aos participantes podem ser encaminhadas por este formulário até o encerramento da reunião.

A Prefeitura noticiou, em fevereiro desse ano, que o evento contou com a presença de “5,250 milhões de foliões, entre eles 226 mil turistas, e uma movimentação financeira de R$ 720 milhões de reais”. No texto do requerimento, Melo e Altoé mencionam o público estimado do Carnaval desse ano, número superior aos últimos anos em que a festa ocorreu. “Diante do vultuoso número de pessoas que circularam pelas ruas de Belo Horizonte, e do potencial deste evento para o marketing”, os parlamentares querem entender e debater o alto gasto da Prefeitura de Belo Horizonte com o Carnaval de 2023 e a gestão administrativa na captação de recursos para o evento. 

Fernanda Pereira Altoé explicou que o Carnaval de Belo Horizonte tem sido cada vez mais importante para a cidade em termos culturais e econômicos e acarretou geração de empregos indiretos e investimento na cidade. “Eu acho importante a gente, com certa antecedência, fazer um levantamento geral de como foi o Carnaval, quais as melhorias e também onde a gente pode crescer ainda mais, o que faltou em termos de planejamento, além de uma análise do custo-benefício para a cidade como um todo e para os diversos setores”, afirmou. 

Foram convidados as seguintes autoridades municipais: os secretários de Desenvolvimento Econômico, Adriano Henrique Fontoura de Faria, de Cultura, Eliane Denise Parreiras Oliveira, Segurança e Prevenção, Rodrigo Sérgio Prates, o diretor-presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte  (Belotur), Gilberto César Carvalho de Castro, e a presidente substituta da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans), Júlia Costa Gallo. Também estão previstas as presenças do Comandante do Policiamento da Capital - Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Coronel PM Micael Henrique Silva, e dos seguintes subsecretários da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG): o de Cultura, Igor Arci Gomes, e o de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior. Foram convidados, ainda, o presidente da Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais  (LIEMG), Carlos Alberto Damasceno, da  Liga Belorizontina de Blocos de Rua, Geo Cardoso,  o membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Belo Horizonte (Comuc), Mauro Fernandes, o representantes de artistas e blocos de bairros. 

Superintendência de Comunicação Institucional