ORÇAMENTO E FINANÇAS

Vereadores pedem informações sobre 25 empreendimentos do OP na Região Norte

Desativação do Aeroporto Carlos Prates, que dará lugar a moradias populares, foi elogiada. Terreno será transferido para o Município

quarta-feira, 15 Março, 2023 - 15:00

Foto Karoline Barreto/CMBH

Aprovado pedido de informação sobre a situação de 25 empreendimentos do Orçamento Participativo (OP) localizados na Região Norte de Belo Horizonte, em especial sobre os que ainda não foram concluídos. A decisão foi tomada pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas nesta quarta-feira (15/3), quando também foi aprovado pedido de informação sobre a execução e destinação dos recursos do Projeto Opera Mais, destinado à realização de cirurgias eletivas. Ambas as solicitações são de autoria de Loíde Gonçalves (Pode). Na reunião, José Ferreira (PP) elogiou o fato de que a área do Aeroportos Carlos Prates passará a ser de responsabilidade do Município, que irá destinar parte do terreno para a construção de moradias populares. Confira aqui os documentos e o resultado completo da reunião. 
 
O prefeito Fuad Noman, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, e o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique de Castilho Marques de Sousa, são destinatários do pedido de informação sobre empreendimentos do OP localizados na Região Norte, em especial sobre os que não foram concluídos. No requerimento, Loíde Gonçalves enumera 25 empreendimentos diversos dos OPs 2007/2008 a 2005/2016, discriminando o nome de cada um deles, o ano do OP a que se referem e o número do empreendimento. Entre os melhorias ou obras citadas está o o Complexo de ruas do Bairro Monte Azul, OP 2011/2012, empreendimento 72; e o Parque Vila Clóris, OP 2013/2014, empreendimento 68. A respeito da lista enviada, a parlamentar pergunta quais os prazos de conclusão de todos eles, quais empreendimentos tiveram a sua execução iniciada ou concluída e quais ainda não foram iniciados, solicitando as razões que impedem a execução dos mesmos.
 
A vereadora também é autora de pedido de informação sobre a execução e destinação dos recursos do Projeto Opera Mais, destinado à realização de cirurgias eletivas. O requerimento é endereçado ao secretário municipal de Governo, Josué Costa Valadão. Em reunião, Gonçalves explicou que o assunto tem sido abordado durante suas caminhadas pela cidade e que as pessoas têm comentado que as cirurgias eletivas têm demorado muito para serem marcadas. 
 
Aeroporto Carlos Prates
 
José Ferreira (PP) contou que participou de reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e o prefeito de Belo Horizonte para resolver demandas sobre moradias populares e posteriormente teve a notícia de que o Aeroporto Carlos Prates, situado na região Noroeste de Belo Horizonte, será desativado a partir do dia 1º de abril, passando a área onde está instalado a pertencer ao Município, que destinará parte do terreno para a construção de moradias populares. Ferreira propôs também a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma área de prática de esportes no local e parabenizou a iniciativa do prefeito Fuad Noman em negociar a área, de propriedade federal, para Belo Horizonte. “A região e a cidade toda vão ganhar”, disse, colocando-se à disposição para colaborar com o que o Município precisar. Cleiton Xavier (PMN) parabenizou o trabalho de José Ferreira. “A área é muito grande e sua utilização irá engrandecer a Região Noroeste”, afirmou. 
 
Estiveram presentes os seguintes membros efetivos da reunião: Cleiton Xavier (PMN), José Ferreira, Juninho Los Hermanos (Avante) e Loíde Gonçalves. 
 
Superintendência de Comunicação Institucional

5ª Reunião Ordinária: Comissão de Orçamento e Finanças Públicas