VISITAS TÉCNICAS

Parlamentares vão verificar obras de drenagem nas Regiões Norte e Nordeste

Agendas da Comissão Especial de Drenagem Urbana ocorrem na segunda (19/6); serão percorridos Córregos Vilarinho, Cachoeirinha e Onça

sexta-feira, 16 Junho, 2023 - 16:45

Foto: Bernardo Dias/CMBH

O andamento das obras de macrodrenagem que vêm sendo realizadas pela Prefeitura na Regiões Norte e Nordeste da cidade será verificado por parlamentares que integram a Comissão Especial de Estudos de Drenagem Urbana da Câmara Municipal. Solicitadas pela presidente do colegiado, vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo), as vistorias ocorrem na segunda-feira (19/6), em intervenções que estão sendo executadas nas bacias dos Córregos Vilarinho, Cachoeirinha e Onça. Segundo a parlamentar, o objetivo é compreender quais serão as ações nas localidades, informando a população.

Situação das obras

Marcada para às 8h30, a primeira vistoria tem ponto de encontro na Av. Vilarinho, próximo ao nº 2733. Em seguida, às 9h30, a comissão segue para Avenida Cristiano Machado, nº 5600, no Bairro Primeiro de Maio, quando serão verificadas obras de drenagem no entorno do Córrego do Cachoeirinha. Às 10h30, a comissão deve se encontrar na Avenida Cristiano Machado, próximo ao nº 5.600, no Bairro Vila Suzana, quando as intervenções que vêm sendo feitas no entorno do Córrego do Onça também serão averiguadas.

Em resposta a diversos pedidos de informações feitos pela Comissão Especial, o Executivo Municipal enviou ofícios que informam que no Córrego Vilarinho estão sendo executadas obras para otimização do sistema de drenagem e o escopo prevê a implantação do reservatório profundo Vilarinho II, localizado na referida avenida. Já sobre a obra do Córrego Cachoeirinha, ofício assinado pela Gerência de Suporte Técnico de Informações de Empreendimentos da Sudecap dá conta de que projetos e obras para otimização do sistema de macrodrenagem da bacia, orçada em R$ 1.3 milhão, encontram-se paralisados em função de descumprimento contratual. Sobre as obras no Bairro Vila Suzana, foi informado que estão em andamento intervenções para otimização do sistema de drenagem. Além de representantes das coordenadorias da Regional Norte e da Regional Nordeste, foram convidados para estarem presentes na vistoria representantes da Secretaria Municipal de Governo e da Sudecap.

Comissão Especial

Instaurada no início de 2021, a partir da assinatura de 14 vereadores, a Comissão Especial de Estudos de Drenagem Urbana tem o objetivo de fiscalizar o andamento de intervenções em regiões historicamente atingidas por inundações, como as Avenidas Vilarinho, Cristiano Machado, Prudente de Moraes, Francisco Sá, Silva Lobo e Tereza Cristina. Além de Fernanda Pereira Altoé e Loíde Gonçalves (Pode), participam do colegiado, Irlan Melo (Patri), que é relator na comissão, e os vereadores Marcos Crispim (PP) e Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB).

Superintendência de Comunicação Institucional