VISITAS TÉCNICAS

Comissão vai avaliar condições estruturais e insumos de cinco unidades de saúde

Itens como atendimento à comunidade e demandas dos trabalhadores serão fiscalizados nos Bairros Jardim Vitória, Taquaril e União

quarta-feira, 6 Setembro, 2023 - 17:15

Foto: Karoline Barreto/CMBH

A Comissão de Saúde e Saneamento realiza cinco visitas técnicas a centros de saúde na próxima semana. Na terça-feira (12/9), serão visitados dois centros de saúde situados no Bairro Jardim Vitória: o Centro de Saúde (C.S.) Marcelo Pontel Gomes, às 10h30, e o C. S. Vila Maria/João Vital, às 11h30. Na quarta (13/9), está agendada visita ao C.S. Taquaril, às 9h, no bairro homônimo, e a Unidade de Referência Secundária (URS) Saudade, no Bairro Esplanada. As quatro visitas foram requeridas por Bruno Pedralva (PT) e têm o objetivo de avaliar as condições estruturais e as demandas dos trabalhadores e da comunidade das unidades em foco. Já na sexta (15/9), às 11h30, está prevista visita ao Centro de Saúde Leopoldo Chrisóstomo de Castro, no Bairro União, a pedido de Cleiton Xavier (PMN). A solicitação visa avaliar as necessidades do centro de saúde citado em relação a itens como insumos necessários para garantir o atendimento aos moradores da região. 

Centros e Unidades Regionais de Saúde

Na terça, dia 12 de setembro, estão previstas duas visitas técnicas solicitadas por Bruno Pedralva, ambas no Bairro Jardim Vitória, Região Leste de Belo Horizonte. Às 10h está prevista visita ao C.S. Marcelo Pontel Gomes, situado na Rua Branca, nº 15, e às 11h30, ao C.S. Vila Maria/João Vital, situado à Rua 2.266, nº 30. Para as visitas técnicas mencionadas, foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Coordenadoria de Atendimento Regional Nordeste, do Conselho Distrital de Saúde Nordeste, da Diretoria Regional de Saúde Nordeste e do Conselho Municipal de Saúde. Também estão previstas as presenças dos presidentes da Comissão Local de Saúde e dos gerentes dos respectivos centros de saúde. 

Também solicitadas por Pedralva, as visitas técnicas de quarta (13/9) se iniciam às 9h, no C.S. Taquaril, situado à Rua Desembargador Braulio, nº 2200,  Bairro Taquaril. Às 13h, está prevista visita à URS Saudade, situada à Rua Vinte e Oito de Setembro, nº 372, Bairro Esplanada. Para os dois eventos, os convidados sugeridos foram representantes das Secretarias Municipais de Governo, Saúde, dos conselhos Municipal de Saúde e Distrital de Saúde Leste, da diretoria Regional de Saúde Leste, da Coordenadoria de Atendimento Regional Leste, e das gerências do centro de saúde ou URS mencionados. Também foram convidados representantes da Comissão Local do Centro de Saúde e da URS Saudade. 

Bairro União

Cleiton Xavier (PMN) é o signatário da visita técnica ao C.S. Leopoldo Chrisóstomo de Castro, situado na Rua Leôncio Chagas, nº 157, Bairro União. Agendado para sexta, dia 15 de setembro, às 11h30, o evento tem a finalidade de obter informações sobre as necessidades do centro de saúde citado quanto a condução à assistência prestada, como por exemplo os insumos necessários e indispensáveis para garantir o atendimento dos moradores da região.  “Estaremos no Bairro União para verificar as instalações e necessidades do centro de saúde com objetivo de indicar  uma emenda impositiva, seja para custeio, seja para reforma, seja para compra de equipamentos”, explicou Xavier. Para a visita, foram convidados representantes das Secretarias Municipais de Governo, Saúde,  da Coordenadoria de Atendimento Regional Nordeste, bem como da Comissão Local e da Gerência Distrital de Saúde. 

Superintendência de Comunicação Institucional