DIREITOS HUMANOS

Gilson Guimarães e Pedro Patrus revezarão chefia da comissão no biênio

Eleição contou com apenas uma chapa e teve a unanimidade dos votos. Reuniões serão às terças-feiras, às 9h30

terça-feira, 7 Fevereiro, 2023 - 12:30

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Em reunião extraordinária nesta terça-feira (7/2), a Comissão de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor definiu, por meio de votação, que os postos de presidente e vice do colegiado no biênio 2023/2024 serão ocupados, respectivamente, pelos vereadores Gilson Guimarães (Rede) e Pedro Patrus (PT). Também ficou definido que haverá revezamento nos cargos e, em 2024, os postos serão invertidos, quando Patrus ocupará a presidência e Gilson a vice. A eleição contou com chapa única e a escolha se deu por unanimidade. Por meio de votação também foi decidido que as reuniões do colegiado ocorrerão às terças-feiras, às 9h30, no Plenário Camil Caram. Após a escolha, Professor Claudiney Dulim (Avante), que iniciou a condução dos trabalhos por ser o vereador mais velho dentre os membros, parabenizou os colegas pela conquista, ressaltou que eles são os parlamentares mais alinhados com o tema e que devem fazer um grande trabalho para a cidade. 

A Comissão de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor é um colegiado permanente que reflete, debate e trabalha assuntos importantes para a cidade, como os direitos humanos, os direitos e garantias fundamentais e a cidadania; o desenvolvimento e a assistência social; a segurança pública; a defesa do consumidor e do usuário de serviços públicos; a comercialização de bens e prestação de serviços; a política de alimentação e ações de promoção da igualdade racial e enfrentamento do racismo.

Ao comentar a eleição de Gilson Guimarães e Patrus para os cargos de direção da comissão, Professor Claudiney Dulim lembrou que os parlamentares têm militância definida nos assuntos pertinentes à comissão e o país vive um momento oportuno para o resgate de políticas públicas correlatas ao tema. “Espero que grandes debates possam ser realizados e que ela (comissão) possa ser um instrumento para trazer soluções aos problemas que tanto afligem esse país, massacrado ao longo dos últimos anos, principalmente, no tocante aos direitos humanos”, afirmou.

Formada por cinco membros efetivos e cinco suplentes, além de fiscalizar as ações do Executivo, discutir e opinar sobres projetos de lei, orientando as votações em Plenário, é papel da comissão realizar audiências públicas e debates sobre temas de interesse da sociedade, solicitar informações e promover visitas técnicas para conhecer de perto a realidade do município. Para o próximo biênio, além dos parlamentares anteriormente citados, integram ainda o colegiado os vereadores Bruno Miranda (PDT) e Léo (União). Como suplentes foram indicados Miltinho CGE (PDT), Iza Lourença (Psol), Cida Falabella (Psol), Bruno Pedralva (PT) e Juninho Los Hermanos (Avante).

Assista à íntegra da reunião

Superintendência de Comunicação Institucional

1ª Reunião Extraordinária - Comissão de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor