Incentivo à mamografia será debatido na Comissão de Mulheres
Queda na realização do exame preocupa parlamentares. Audiência será nesta sexta (22/10) e integra ações do Outubro Rosa
Foto: Pexels
Promover a conscientização sobre o câncer de mama e suas formas de prevenção, por meio da difusão de informações, de modo a assegurar a assistência à saúde e a busca das mulheres pela prevenção. Este é o objetivo da audiência pública "Outubro Rosa: prevenção ao câncer de mama", que a Comissão de Mulheres realiza nesta sexta-feira (22/10), às 10h, no Plenário Helvécio Arantes. Requerida por nove vereadoras, a audiência, que irá acontecer de forma virtual, em função das medidas de controle da pandemia da covid-19, será aberta à participação da população, que poderá enviar perguntas e sugestões por meio de formulário disponível aqui.
1,7 mil óbitos
Dados trazidos pela Comissão apontam que mais de um milhão de mulheres deixaram de fazer a mamografia no Brasil em 2020. Em Minas Gerais, no mesmo ano, foram registrados 1,7 mil óbitos de mulheres por neoplasia da mama, sendo esta a primeira causa de morte por câncer, no sexo feminino. Para as parlamentares que integram o colegiado, a promoção da conscientização e a difusão de informações sobre o tema é uma das formas de assegurar a assistência à saúde e a busca das mulheres pela prevenção.
A solicitação para a realização do debate foi assinada pelas vereadoras Bella Gonçalves (Psol), Duda Salabert (PDT), Fernanda Pereira Altoé (Novo), Flávia Borja (Avante), Iza Lourença (Psol), Macaé Evaristo (PT), Marcela Trópia (Novo), Nely Aquino (Pode) e Professora Marli (PP). Para o encontro foram convidados Sorângela Maria, representante da Coletiva; Henrique Lima Couto, diretor-presidente da Redimama e presidente do Departamento de Imagem da Mama da Sociedade Brasileira de Mastologia; Gabriel de Almeida Junior, vice-presidente da Associação Médica/MG e Anna Maria Massaud, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Minas Gerais, além de representantes da Comissão Interinstitucional de Saúde da Mulher (Cisam).
Programação
A audiência desta sexta-feira integra uma série de ações que a Câmara Municipal vem realizando ao longo do mês para marcar o Outubro Rosa na cidade. O objetivo é promover por meios dos diversos canais ações e informações sobre os fatores de risco e sinais de alerta para a doença, evitando assim o acometimento da doença na Capital. Além da iluminação da fachada do prédio na cor rosa, a Câmara já realizou uma live com o tema ‘Câncer de mama: Vamos falar sobre isso?’ e, no último dia 15, uma Blitz na Praça Sete distribuiu material educativo sobre o tema. Ainda dentro da programação para o mês está prevista para o próximo dia 27, às 14h, no canal da Escola do Legislativo no Youtube, a realização de outra live, desta vez com o tema ‘Recebi o diagnóstico, e agora?’. Para o fim do mês, no dia 29 de outubro, das 8h às 10h, está prevista ainda uma caminhada, com saída da Portaria 4 da CMBH (Avenida Churchil) até a Praça Floriano Peixoto.
Textos em tramitação
Outra frente de atuação da Câmara Municipal na prevenção e combate ao câncer de mama é por meio da elaboração de projetos de lei (PL). Atualmente, ao menos dois textos que incentivam a realização do exame de mamografia tramitam na Casa. O PL 174/2021 aprovado com emendas na Comissão de Mulheres, no último dia 15, cria o Programa Empresa Amiga da Saúde da Mulher e incentiva as instituições a motivarem suas funcionárias para que façam a mamografia preventiva contra o câncer de mama. De acordo com o texto, as dez empresas sediadas em BH que se destacarem no atendimento e apoio de seus colaboradores serão homenageadas com o Diploma de Empresa Amiga da Saúde da Mulher, a ser entregue pela Secretaria de Municipal de Saúde. A proposta, assinada por 12 parlamentares tem tramitação prevista para dois turnos e após análise nas Comissões de Saúde e Saneamento e de Administração Pública poderá ir a Plenário para votação em 1º turno, onde para ser aprovada precisará do voto da maioria dos presentes.
Outro texto importante, aprovado recentemente em Plenário, em 2º turno, é o PL 1340/2014. Segundo a proposição, de autoria do vereador Fernando Luiz (PSD), as lojas que comercializam artigos femininos e que dispõem de provadores deverão afixar nos espelhos adesivos para alertar sobre o câncer de mama, ressaltando a importância do autoexame. A medida traz ainda a determinação de que as informações sejam acompanhadas por ilustrações. A proposição segue agora para a redação final antes de ser enviada ao prefeito para sanção ou veto.
Superintendência de Comunicação Institucional