AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vereadores vão discutir a realização do Carnaval de 2020 em BH

Reunião vai contar com participação de entidades que representam comerciantes e blocos de rua, além de integrantes do poder público 

terça-feira, 4 Fevereiro, 2020 - 08:30

Foto: Arquivo/PBH

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo vai realizar nesta quarta-feira (5/2) uma audiência pública para debater questões relativas à realização do Carnaval de Belo Horizonte em 2020.  A audiência, que será realizada no Plenário Helvécio Arantes, às 10h30, ganha ainda mais importância após as fortes chuvas que caíram na cidade no mês de janeiro. Com as tempestades e os estragos causados nas ruas da cidade, a Prefeitura prevê a necessidade de alteração dos trajetos dos blocos, mas garantiu a realização do evento com segurança. Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (3/2), o prefeito Alexandre Kalil disse que “a Defesa Civil vai definir os locais onde serão permitidos os blocos” e afirmou que “até o carnaval, vamos poder pular, brincar e trazer 5 milhões de foliões para as ruas. O máximo que vai acontecer é eles ficarem meio empoeirados, um pouco sujos”. Nas redes sociais, algumas pessoas questionaram a realização do carnaval alegando que a Prefeitura deve investir na recuperação da cidade, informação retrucada pela PBH, que disse arrecadar e não gastar com o evento. Segundo o site do governo municipal, “a soma do patrocínio nos dois anos (2019 e 2020) chega a R$ 27,16 milhões, o que gera uma economia significativa nos investimentos por parte da Prefeitura."

O Carnaval de Belo Horizonte se tornou um dos maiores do Brasil e contará com cerca de 500 blocos de rua durante os dias de folia. Segundo a Prefeitura, o Carnaval de BH nasceu de “manifestações espontâneas da população”, “cresceu e evoluiu ao longo dos últimos dez anos.” A festa é hoje considerada uma das melhores do país e em 2019, as ruas da capital mineira receberam cerca de 4,3 milhões de foliões durante os 23 dias de período oficial da festa (em 2017 haviam sido 3 milhões e, em 2018, 3,8 milhões de foliões).

Representantes dos Poderes Executivo Municipal e Estadual foram convidados para participar da audiência pública. Também foram convidados parlamentares, associações de comerciantes locais, e representantes de blocos, escolas de samba e da sociedade civil. A reunião foi solicitada pelos vereadores Léo Burguês de Castro (PSL), Álvaro Damião (DEM), Arnaldo Godoy (PT), Bella Gonçalves (PSol), Cida Falabella (PSol), Edmar Branco (Avante), Gabriel (Sem partido), Gilson Reis (PC do B), Mateus Simões (Novo) e Ramon Bibiano da Casa de Apoio (MDB).

Superintendente de Comunicação Institucional