Comissão cobra medidas de limpeza na área do antigo Aeroporto Carlos Prates
Implantação do novo bairro foi incluída pela Prefeitura de BH como uma das metas do Plano Plurianual de Ação Governamental 2026–2029
Foto: Governo de Minas
Mato alto, lixo e entulho acumulados na área do antigo Aeroporto Carlos Prates geram risco e têm motivado reclamações de moradores da região. Para cobrar da Prefeitura de Belo Horizonte medidas de limpeza e conservação da área, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana aprovou nesta segunda-feira (3/11) pedido de informação de autoria do vereador Braulio Lara (Novo). O requerimento é direcionado ao secretário municipal de Governo, Guilherme Catunda Daltro. Nele, o parlamentar pergunta se existe cronograma definido para corte de mato, poda e remoção de lixo ou entulho; como será feito o controle de animais peçonhentos e outros riscos à saúde da população do entorno; e se há projetos de utilização futura da área que possam impactar na segurança, manutenção ou uso pelo público. Também quer saber quais órgãos ou entidades são responsáveis pela fiscalização e manutenção do espaço atualmente. Confira o resultado completo da reunião.
PPAG 2026–2029
A prefeitura incluiu a implantação do novo bairro na área do antigo Aeroporto Carlos Prates, região Noroeste da capital mineira, como uma das metas do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2026–2029). O PPAG é responsável por definir o planejamento estratégico de médio prazo em BH e contém ações, diretrizes e objetivos para um período de quatro anos. A apresentação do plano foi feita em 14 de outubro, durante a exposição do PPAG e da Proposta de Lei do Orçamento Anual (PLOA) 2026, na Comissão de Orçamento e Finanças da CMBH.
O projeto elaborado pela PBH estabelece a construção de cerca de 4 mil moradias populares – parte delas financiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida e a outra parte entregue ao investimento privado. Além disso, prevê a construção de escolas, um centro de saúde, um centro esportivo, um restaurante popular e um parque ecológico.
Superintendência de Comunicação Institucional



