SAÚDE

Incentivo à realização do exame de mamografia recebe parecer favorável

Vereadores solicitam informações sobre tratamento de aneurisma de aorta roto e serviço de varrição no Conjunto Esperança

quarta-feira, 10 Novembro, 2021 - 17:45

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Garantir instrumentos ao poder público municipal para incentivar as empresas a motivar suas funcionárias a fazer a mamografia é o objetivo do Projeto de Lei 174/2021, que recebeu parecer favorável da Comissão de Saúde e Saneamento, nesta quarta-feira (10/11). Na mesma data, o colegiado aprovou pedidos de informação ao Executivo sobre a inexistência do serviço porta aberta do SUS para o tratamento de aneurisma de aorta roto e a respeito do serviço de varrição no Conjunto Esperança. O colegiado também aprovou uma audiência pública a ser realizada no dia 17 de novembro sobre saúde e assistência à pessoa com doença falciforme. Confira aqui o resultado completo da reunião.

O PL 174/2021, que tramita em 1º turno, pretende criar o programa Empresa Amiga da Saúde da Mulher, por meio do qual as dez empresas localizadas em Belo Horizonte que se destacarem no atendimento e apoio a suas colaboradoras serão homenageadas com um diploma a ser entregue pela Secretaria Municipal de Saúde. O projeto também determina que a Empresa Amiga da Saúde da Mulher poderá divulgar em qualquer campanha publicitária que é detentora de tal diploma. Caberá à Secretaria Municipal de Saúde acompanhar as ações sociais das empresas que aderirem ao programa no que concerne ao número de mulheres atendidas anualmente pelas ações de facilitação do procedimento do exame de mamografia. A proposição é de autoria dos vereadores Nely Aquino (Pode); Álvaro Damião (DEM); Dr. Célio Frois (Cidadania); Fernanda Pereira Altoé (Novo); Flávia Borja (Avante); Gabriel (sem partido); Irlan Melo (PSD); Jorge Santos (Republicanos); Marcos Crispim (PSC); Marilda Portela (Cidadania) e Wanderley Porto (Patri). Conforme apontam os autores, o câncer de mama é um tumor curável em ate 95% dos casos, se detectado na fase inicial, sendo o diagnóstico precoce fator de grande importância para a cura.

O relator da matéria na Comissão de Saúde e Saneamento, José Ferreira (PP), aponta que o exame de mamografia é um dos responsáveis por reduzir a taxa de mortalidade por câncer de mama e destaca que “a política pública apresentada no PL 174/2021 encontra amparo não apenas na Lei Orgânica Municipal, mas também em normas constitucionais”. Com o parecer favorável à proposição aprovado pela Comissão de Saúde e Saneamento, a matéria segue para análise da Comissão de Administração Pública.

Ao longo do mês de outubro, a CMBH realizou uma série de iniciativas pela conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, as quais podem ser conhecidas aqui.

Aneurisma de aorta roto

Por meio do Requerimento 1576/2021, Fernando Pereira Altoé apresentou uma série de questionamentos aprovados pela Comissão de Saúde e Saneamento ao secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, sobre o tratamento de aneurisma de aorta roto. Entre as perguntas destinadas à secretaria estão: qual o fluxo de tratamento de aneurisma de aorta abdominal roto no SUS-BH; quais hospitais dos SUS-BH contam com estrutura para tratamento da doença; e quantos médicos ou cirurgiões vasculares, com habilidade para realização de cirurgias endovasculares, existem atualmente na rede pública de saúde. A vereadora também quer saber qual o número de cirurgias abertas nos últimos cinco anos para o tratamento de aneurisma de aorta abdominal eletivo no SUS–BH e se há algum projeto para a implantação de tratamento endovascular de aneurisma de aorta abdominal na rede pública e, caso positivo, qual o prazo para o desenvolvimento do projeto.

Limpeza urbana

Destinado ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) e à Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), o Requerimento 1598/2021 questiona o motivo pelo qual o serviço de varrição não está sendo realizado no Conjunto Esperança, no Barreiro. O autor do pedido de informação aprovado pela Comissão de Saúde e Saneamento, Wanderley Porto, destaca a necessidade de dar uma resposta efetiva para o cidadão, tendo em vista que o serviço de varrição minimiza os riscos à saúde pública, além de manter a cidade limpa, prevenindo a ocorrência de enchentes.

Doença falciforme

Apresentado por Macaé Evaristo (PT), o Requerimento 1570/2021 aprovado pela Comissão de Saúde e Saneamento solicita a realização de audiência pública para discutir o tema: "o que a cidade precisa saber sobre saúde e assistência à pessoa com doença falciforme". A doença provoca alteração nos glóbulos vermelhos, gerando anemia crônica e, conforme aponta Macaé, é predominante na população negra, exigindo atenção médica permanente. A audiência pública será realizada no dia 17 de novembro, às 13h.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

40ª Reunião Ordinária - Comissão de Saúde e Saneamento