VISITA TÉCNICA

Comissão constata falta de medicamentos e de profissionais no Barreiro

Apesar de problemas do Centro de Saúde Miramar, unidade do Urucuia foi bem avaliada pelos usuários

quarta-feira, 9 Setembro, 2015 - 00:00
Comissão constata atendimento diferenciado em postos no Barreiro. Foto: Divulgação CMBH

Comissão constata atendimento diferenciado em postos no Barreiro. Foto: Divulgação CMBH

Membros da Comissão de Saúde e Saneamento realizaram nesta quarta-feira (9/9) visita técnica a dois Centros de Saúde na Região do Barreiro. O trabalho é parte da rotina do colegiado e tem o objetivo de conhecer de perto a estrutura e a qualidade dos atendimentos aos usuários. Foi constatada falta de medicamentos, de profissionais e demora para a renovação de receitas. Contudo, uma das unidades recebeu avaliação positiva dos pacientes.

O Centro de Saúde Eduardo Mauro de Araújo (Miramar) realiza 300 atendimentos por dia, incluindo consultas, farmácia, vacinação e marcação de consultas, totalizando 19,2 mil pessoas cadastradas. A unidade conta com cinco equipes de saúde da família, com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de Saúde (ACS). Ao todo, são 97 profissionais e oito estagiários. As três equipes de saúde bucal estão completas. O posto possui nove consultórios e a ampliação desse número já foi aprovada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na unidade faltam alguns medicamentos, além de um ginecologista, um pediatra e um psiquiatra na equipe de apoio. Segundo relatado pela gerência do posto, o abastecimento está relativamente regular. “Infelizmente, a demanda das unidades de saúde é muito grande, principalmente nessa época em que as pessoas estão sem trabalho, quando alguns perdem os convênios. Mas tentamos fazer o melhor para que elas tenham o atendimento dentro de suas necessidades“, justificou a gerente do Centro de Saúde Eduardo Mauro de Araújo (Miramar), Dalva Amaral.

Um dos problemas apresentados pela usuária da unidade Maria Sônia Batista Dias é a falta de profissionais e a espera para trocar receitas. O agente comunitário de saúde, Wagner Hamilton dos Santos, também relata a carência de artigos de higiene pessoal. Outro usuário do centro, Cláudio Palhares Pinheiro, reclama da demora no atendimento. “Só quando as pessoas reclamam é que são atendidas. Aguardei por uma cirurgia de pedra nos rins por cinco anos e, somente no momento que fui reclamar na Secretaria de Saúde, é que fui atendido, dentro de uma semana”, contou.

Centro de Saúde Urucuia

Conforme relatou a gerente adjunta do Centro de Saúde Urucuia,  Renata Teixeira, a unidade possui cinco equipes com clínicos, pediatras e ginecologistas, faltando apenas um pediatra. O centro possui ainda uma psicóloga e uma assistente social. Quanto às demais especialidades, o paciente tem acesso por meio de encaminhamentos a centros de especialidades médicas e hospitais. Com 19,6 mil usuários cadastrados e 90 profissionais, o Centro de Saúde Urucuia realiza de 400 a 450 atendimentos agudos, incluindo farmácia e vacinação. Segundo Teixeira, foi aprovada pela Prefeitura  parceria público-privada (PPP) para a construção de uma nova unidade em outro local.

Para a usuária Dayse Maria da Conceição Braga, não há nenhuma reclamação a ser feita. “Estou sendo muito bem atendida e aqui existem excelentes médicos”, avaliou. O paciente da unidade Cleverson Antônio de Brito também não tem nada a reclamar do atendimento. “Sempre fui bem atendido aqui. Hoje mesmo vim fazer uma troca de receita e foi muito rápido o atendimento”, avaliou.

Avaliação dos vereadores

Para o vereador Veré da Farmácia (PSDC), o Centro de Saúde Urucuia está melhor que o Centro de Saúde Miramar, pois lá não existem dificuldades para trocar receitas, nem tampouco dificuldades para marcar consultas. “No Centro de Saúde Urucuia só está faltando um pediatra, existindo, também, uma deficiência quanto à sala de espera, o que pode ser solucionado com a previsão de chegada de um novo posto, por meio de PPP”, relatou Veré.                                                                                                                  

O vereador Juliano Lopes (PTC) também avaliou que o posto de Saúde Urucuia apresentou melhor estrutura que o Miramar, tanto em relação a atendimento especializado, quanto à renovação de receita e ao serviço médico, faltando somente um pediatra e medicamentos. Em contrapartida, Lopes constatou, que o Centro de Saúde Miramar ainda deixa a desejar em alguns aspectos, lembrando que a comissão continuará trabalhando em prol da saúde da população. “O trabalho não para. Esperamos estar, novamente, no próximo mês, no Barreiro, realizando visitas a mais três centros de saúde, o Milionários, o Vila Cemig e o Centro de Saúde Barreiro de Cima”, completou.

Superintendência de Comunicação Institucional