TV CÂMARA

Prevenção à violência e descentralização das cidades em pauta

Programas são veiculados no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta

quarta-feira, 11 Novembro, 2015 - 00:00

Na organização do espaço urbano, em geral, determinados grupos têm maior acesso a serviços de saúde e educação, saneamento básico, iluminação pública e comércio. Na contramão desse cenário, muitas regiões têm criado novas centralidades. Em Belo Horizonte, o crescimento de algumas regiões como Barreiro, Venda Nova e Alípio de Melo demonstra essa nova tendência. O assunto será discutido no Câmara Debate desta quinta-feira (12/11). Já o Câmara Entrevista, na sexta (13/11), vai falar sobre a insegurança e a violência urbana que, segundo pesquisa do Ibope realizada em 2014, estão entre os problemas mais urgentes do país.

Mais da metade da população mundial vive em cidades, em espaços urbanos, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, esse número é ainda maior. Segundo dados do IBGE, quase 85% da população brasileira vive em cidades.

Para discutir como as cidades estão se organizando, como o crescimento dos centros urbanos impulsionou o surgimento de novas centralidades, seus aspectos positivos e negativos, o Câmara Debate contará com a presença do vereador Reinaldo Preto do Sacolão (PMDB), o secretário de Desenvolvimento de Belo Horizonte, Eduardo Bernis; a professora e cientista social, Janaína Maquiaveli e o gerente geral do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, Pedro Schultz.

O programa inédito vai ao ar nesta quinta, às 18h, comandado pelo jornalista Kemil Acib. Confira reprises no domingo, na segunda, na quarta e na sexta-feira, às 6h30, e também no sábado e na terça-feira, às 18h.

Câmara Entrevista

O número de homicídios em Belo Horizonte caiu 11% no ano passado em comparação com 2013. É o que revela pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Apesar da redução, o levantamento mostra ainda que Belo Horizonte é a segunda capital mais violenta da região sudeste do país, ficando atrás apenas da cidade de Vitória no Espírito Santo.

Com um assunto de tanto impacto e importância, a Câmara Municipal de BH realizou recentemente duas audiências públicas, que debateram o papel do município nos programas de segurança pública e defesa social e as políticas de prevenção e combate ao uso de drogas e tratamento de dependentes químicos em BH. Os vereadores realizaram também visita técnica à Secretaria de Segurança Pública de Betim, no mês de junho, para conhecer as medidas adotadas pelo município vizinho.

Para discutir o assunto, foram convidados o vereador Heleno (PHS), o capitão representante da Polícia Militar de Minas Gerais, Ricardo Almeida e o especialista  em segurança pública e coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos das PUC Minas, Robson Sávio Reis Souza.

Com apresentação de Laize Souza, o Câmara Entrevista estreia nesta sexta, às 18h, e tem reprises no sábado, nas terça e na quinta-feira, às 6h30, e no domingo, na segunda e na quarta-feira, às 18h.

Superintendência de Comunicação Institucional