SANGUE SALVA VIDAS

Câmara participa do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado 14 de junho

Data serve para conscientizar sobre a doação. Fachada da sede do Legislativo, em Santa Efigênia, será iluminada de vermelho

segunda-feira, 10 Junho, 2024 - 18:00

Foto: Ana Volpe/Agência Senado

Doações regulares, voluntárias e não remuneradas de sangue se constituem como a única maneira de se obter um suprimento adequado às diversas ocorrências médicas que demandam transfusão, como urgências e emergências, cirurgias de grande porte e tratamentos de doenças crônicas. Com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância da doação regular, voluntária e não remunerada, bem como agradecer aos doadores voluntários de todo o mundo, a Assembleia Mundial da Saúde comemora, há 20 anos, o Dia Mundial do Doador de Sangue em 14 de junho. Neste ano, a Câmara Municipal de Belo Horizonte participa da campanha e vai iluminar de vermelho a sua fachada. 

No Brasil, existem cerca de 2.100 serviços de hemoterapia (coleta, hemocentros, hemonúcleos, unidades de coleta e transfusão, agências transfusionais). Em Minas Gerais, a responsabilidade pela garantia da oferta de sangue e hemoderivados de qualidade é da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais – Hemominas. Instituída em 26 de dezembro de 1989 pela Lei 10.057, ela conta, em Belo Horizonte, com unidades de atendimento na Alameda Ezequiel Dias, 321, em Santa Efigênia; na Avenida Dr. Cristiano Resende, 2505, no Bairro Araguaia; e na Av. Cristiano Machado, 11.833, em Venda Nova. Quem quiser agendar sua doação deve acessar este link.

Critérios para doação

A Fundação Hemominas adota como critérios básicos para avaliar quem se encontra ou não apto a doar sangue aqueles estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgãos responsáveis pela legislação nacional de hemoterapia. Além disso, com o objetivo de garantir a proteção e a segurança de doadores e receptores, a Hemominas também observa critérios fundamentados em literatura nacional e internacional.

A doação de sangue é um gesto insubstituível, que representa esperança de vida para muita gente, fazendo-se necessária a preservação da saúde dos candidatos à doação e a dos pacientes que vão receber a transfusão de sangue. Por isso, a Fundação Hemominas realiza uma entrevista clínica antes da doação, na qual são feitas perguntas de caráter pessoal e íntimo. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo. Além disso, a cada doação o sangue é submetido a rigorosos testes laboratoriais. 

Idade e boa saúde

Para doar sangue é necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto, filiação e assinatura. Também é essencial que o candidato à doação compareça em condições plenas de saúde à unidade de coleta. 

Estará impedido de doar o candidato que tiver passado por situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses. Gripe, resfriado ou diarreia também impossibilitam a doação caso tenham ocorrido 14 dias antes do ato. 

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, sendo que aquelas com mais de 60 somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dessa idade e, ainda, se respeitarem o intervalo mínimo de seis meses entre as doações. Já o candidato entre 16 e 17 anos precisa da autorização do responsável legal. 

Mulheres podem doar com um intervalo de 90 dias entre uma doação e outra, até no máximo três vezes em um período de 12 meses. Já os homens podem doar sangue em um intervalo de 60 dias entre uma doação de sangue total e outra, até no máximo quatro vezes por ano.

Para conhecer todos os critérios para doação clique aqui.

Doar sangue salva vidas

O sangue doado é recebido por pacientes hematológicos, com câncer ou outras doenças que necessitem de transfusões frequentes. Além disso, pessoas queimadas, acidentadas ou que irão se submeter a cirurgias também poderão ser beneficiadas. 

O material utilizado é descartável e o volume colhido não faz falta ao doador, já que o organismo se encarrega rapidamente da reposição do sangue. Doar sangue salva vidas! Agende aqui horário e local para doação.

Superintendência de Comunicação Institucional