Coleta seletiva será tema de audiência
Proposta é avaliar funcionamento do serviço e sugerir melhorias
12ª Reunião Ordinária - Comissão de Saúde e Saneamento
Em reunião realizada na terça-feira (30/4), a Comissão de Saúde e Saneamento aprovou a realização de audiência pública para discutir o funcionamento dos serviços de coleta seletiva na capital. Proposta pelo vereador Marcelo Aro (PHS), a reunião vai ocorrer no dia 22 de maio, às 19h30, no Plenário Helvécio Arantes.
Segundo o parlamentar, a coleta seletiva em Belo Horizonte ainda precisa ser aprimorada, já que a abrangência do serviço é limitada e não beneficia a toda a população.
De acordo com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), são recolhidas 4.700 toneladas de lixo por dia em Belo Horizonte, sendo que 320 toneladas são destinadas à reciclagem. Já a coleta seletiva de porta a porta atende cerca de 335 mil pessoas, em 30 dos quase 290 bairros da cidade. Para Marcelo Aro, esses números ainda são pouco expressivos: “há capitais e cidades do interior que já registram coleta seletiva em 100% do território, o que indica que podemos qualificar nosso sistema”.
Segundo o parlamentar, investir na melhoria e na ampliação do serviço pode contribuir para desafogar os lixões, espaços que recebem resíduos sem tratamento e que possuem elevado potencial poluidor, representando riscos para o meio ambiente e para saúde pública.
Para debater o tema, a Comissão de Saúde e Saneamento convidou, dentre outros, representantes das Secretarias Municipal de Saúde, de Meio Ambiente, de Serviços Urbanos e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), além da BHtrans e da Fundação de Apoio à Ação Social, Cultural, Educacional e ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (FEAD-Minas).
Estiveram presentes na reunião da Comissão os vereadores Bim da Ambulância (PTN), Dr. Nilton (PSB), Marcelo Álvaro Antônio (PRP), Marcelo Aro, Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV) e Wellington Bessa "Sapão" (PSB).
Superintendência de Comunicação Institucional