VISITA TÉCNICA

Comissão de Saúde avalia qualidade do atendimento no Hospital São José

Reforma dobrará o atendimento na hemodiálise. CTI vai passar de 18 para 27 leitos

terça-feira, 14 Maio, 2013 - 00:00
Vereadores visitam Hospital São José

Vereadores visitam Hospital São José

A Comissão de Saúde e Saneamento realizou visita técnica terça-feira (14/5) ao Hospital Universitário São José para conhecer a qualidade do atendimento e a reforma do hospital, principalmente no setor de hemodiálise, unidade que deve dobrar o atendimento – hoje são 66 pacientes, que fazem 864 sessões por mês – com o aumento de 12 para 25 máquinas de diálise. O projeto já está pronto e a reforma deve ocorrer em breve, com aporte de recursos e máquinas da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde.  Também vai haver uma reforma no CTI, com projeto já aprovado e em fase de captação de recursos, aumentando de 18 para 27 leitos. Desde 2010 o hospital, que é filantrópico, mantido pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e hospital-escola da Faculdade de Ciências Médicas, tem 100% de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O requerimento para a visita foi feito pelo vereador Wellington Bessa “Sapão” (PSB).

O presidente da Feluma e médico-psiquiatra Domingos Sávio Lage Guerra defendeu a fiscalização do Poder Público e os hospitais filantrópicos, os quais, segundo ele, têm o regime jurídico mais seguro do Brasil, pois passam por auditorias internas – nos moldes da iniciativa privada – e externa, por meio do Ministério Público.

Disse também que o São José é o único hospital 100% SUS e universitário do País que possui a certificação ISO 9001. Guerra explicou sobre a adesão ao SUS informando que, mesmo que o hospital ainda registre prejuízo, há um incentivo na tabela e uma economia de escala, e a administração se torna mais uniforme e padronizada, melhorando o atendimento. Ele reclamou da falta de reconhecimento dos hospitais filantrópicos, e fez um apelo: “Espero que os vereadores se sensibilizem com as causas filantrópicas, que fazem um trabalho inestimável e não são reconhecidas. Não é para que tenhamos lucro, mas para prestar serviço de qualidade. Pedimos que nos fiscalizem e nos apoiem”.

Mais leitos

“Os vereadores têm esse papel, de olhar, fiscalizar. Essa é a nossa proposta. A gente queria ver a qualidade do hospital. Realmente, nos surpreendeu, a qualidade melhorou muito. A Câmara Municipal, por meio da Comissão de Saúde e Saneamento, vai dar esse apoio para o hospital fazer o melhor ”, afirmou Sapão, que também sustentou que Belo Horizonte tem número de leitos suficientes para atender a cidade, mas não a toda a RMBH.

“Estamos propondo várias visitas para verificar a qualidade dos serviços, como está o atendimento nas unidades de saúde. O Hospital São José está bem administrado, com um serviço de qualidade. Com o projeto de lei que amplia o número de leitos, em tramitação, só nesse hospital ganharemos 80 leitos”, garantiu o vereador e presidente da comissão, Dr. Nilton (PSB). Ainda de acordo com ele, há vinte projetos de hospitais para ampliação, que vão garantir 3 mil leitos (segundo ele, o déficit na RMBH é de 4 mil).

Fiscalização

A promotora de Justiça e curadora de fundações Valma Leite da Cunha, falou sobre o processo de fiscalização que realiza: “A gente tem em Belo Horizonte várias fundações que a gente acompanha na prestação de contas. Agora vamos passar a acompanhar também as associações”. Ela destacou os avanços do hospital: “Nesses últimos 12 anos, o hospital passou por dificuldades grandes, e a gente vê a luta e o empenho dos profissionais. O hospital cresceu, em especial o setor de hemodiálise. E a totalidade de atendimento é voltada para pacientes do SUS. Nosso foco final é a população carente”.

Participaram da visita os vereadores Bim da Ambulância (PTN), Dr. Nilton (PSB), Jorge Santos (PRB), Juninho Los Hermanos (PRB) e Wellington Bessa “Sapão” (PSB).

Superintendência de Comunicação Institucional