VISITA TÉCNICA

Estações São Gabriel e Pampulha foram vistoriadas nesta terça

Relatório vai levar ao Executivo as constatações das visitas

terça-feira, 17 Março, 2015 - 00:00
Vereadores de Belo Horizonte vistoriam estação do Move. Foto: Mila Milowski / CMBH

Vereadores de Belo Horizonte vistoriam estação do Move. Foto: Mila Milowski / CMBH

A segunda visita técnica da Comissão de Transporte e Sistema Viário, para averiguar de perto a estrutura e as condições de funcionamento  das estações do Move foi realizada nesta terça-feira, (17/3), nas estações São Gabriel e Pampulha, onde estiveram presentes vereadores, representantes da BHTrans e da Sudecap. Até a próxima semana, será elaborado, pela Câmara Municipal, relatório ser enviado ao Executivo, com as sugestões de melhoria colhidas a partir das visitas. 

Um dos problemas percebidos pelos vereadores durante a atividade diz respeito à atenção às pessoas com deficência e dificuldade de locomoção. “Entra todo mundo de uma vez, empurrando o cadeirante, sem nenhum respeito, não tem nenhum funcionário para ajudar, nem assento preferencial para idoso, cadeirante ou gestante e espero, no mínimo, três ônibus para conseguir embarcar”, relatou o assistente administrativo e cadeirante Edson Marques da Rosa.

Já para o delegado do Sindicato dos Motoristas Rodoviários da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Roberto Vassoura, a ocorrência de casos de vandalismo à noite na estação demanda incremento na segurança. Os banheiros, que, por diversas vezes, foram depredados, estão sendo fechados às 19h e abertos às 7h. Segundo Vassoura, também são enfrentados outros problemas na estação, como o número reduzido de carros em algumas linhas e a insegurança de motoristas e cobradores ao entrar e sair dos ônibus.  Atualmente, existem três seguranças na Estação São Gabriel, e somente um na Estação Pampulha.

Infraestrutura

Para o vereador Silvinho Resende (PT), é preciso que haja um funcionário dentro do ônibus para auxiliar o cadeirante, a gestante e o idoso, que tenha o controle da entrada dessas pessoas para preferência. Como ponto positivo, avaliou, em contrapartida, que o número de carros disponibilizados na Estação São Gabriel atende a toda a demanda de usuários, inclusive na hora de pico.

O vereador Valdivino (PPS) apontou, por sua vez, problemas como o elevador inoperante, a falta de bancos no espaço das linhas alimentadoras e a ausência de seguranças nas estações. Já o vereador Bim da Ambulância (PTN) sugeriu melhorias na acomodação oferecida aos usuários. Ele ressaltou a ausência de bancos, de seguranças armados e da própria Guarda Municipal.

Já para o vereador Márcio Almeida (PRP), a Estação Pampulha está com menos problemas que as demais, pois é uma estação nova, em fase de adaptações, sendo, a maioria das reclamações, relativas à segurança. De acordo com o vereador, há possibilidade de contratação de pessoal por uma empresa terceirizada, para garantir a segurança nas estações do Move. Salientando que a Estação Pampulha está em fase de acabamento, o vereador Veré da Farmácia (PTdoB) também considerou a estação uma das melhores estruturas, dentre as demais visitadas. “A estrutura do prédio possui uma área vazia, que pode ser utilizada para a construção de um restaurante, por meio de parceria público-privada (PPP)”, lembrou o parlamentar. 

Soluções apontadas

Conforme explicou o diretor de Transportes da BHTrans, Daniel Marx, os problemas encontrados são pontuais e comuns à rotina do sistema de transporte. Segundo ele, a BHTrans acompanha, diariamente, o funcionamento da infraestrutura das estações, no que se refere a banheiros, elevadores e escadas, para oferecer aos usuários um transporte de qualidade.

“Os ônibus têm a porta específica e o espaço reservado para o cadeirante. Procuramos conscientizar os usuários que estão na plataforma quanto a cederem o espaço para o cadeirante embarcar. Pretendemos, ainda, futuramente, sinalizar o piso da estação, para que ele possa se posicionar melhor”, afirmou Marx.

Ainda segundo o diretor de Transportes da BHTrans, em caso de panes nos elevadores, as empresas contratadas são acionadas de forma a solucionar o problema em um prazo pré-definido. 

No que se refere aos assentos, a BHTrans informou que ampliará o número de bancos, ressaltando que o projeto é embasado por normas específicas. “O banco é curto e inclinado exatamente para que a pessoa não ocupe muito espaço e para facilitar, também, a circulação dos usuários na estação”, explicou. Marx esclareceu, ainda, que a BHTrans trabalha com a segurança privada e com a Guarda Municipal, solicitando o apoio e, preferencialmente, a presença física do guarda dentro das estações. “A Guarda Municipal trabalha de forma rotativa, circulando pelos corredores das estações e, por isso, nem sempre é possível vê-la. Então, pedimos para o comandante da Guarda que, principalmente em horários de maior demanda, a viatura permaneça estacionada", acrescentou.

Balanço das visitas e encaminhamentos

O vereador Juninho Paim reforçou a importância das visitas realizadas, a fim de encontrar uma solução para os problemas enfrentados por usuários e trabalhadores da região, como falta de iluminação em algumas estações, falta de assentos para as pessoas se acomodarem para esperar o ônibus e, principalmente, problemas de segurança.

Fazendo um balanço das vistorias, o requerente das visitas, vereador Pablo César Pablito (PV), destacou como principais pontos a serem solucionados a falta de segurança, sanitários e elevadores interditados, falta de assentos e desconforto dos assentos existentes e falta de bebedouros nas estações. Segundo ele, devido à ocorrência de pequenos furtos, faz-se necessário solicitar um efetivo maior da Guarda Municipal à BHTrans e ampliar o número de contratações da segurança privada.

Pablito informou que, ainda esta semana, será elaborado um relatório de cada estação, que será entregue, pessoalmente, ao prefeito e ao presidente da BHTrans, para que sejam tomadas as devidas providências. “O objetivo é que o usuário do BRT Move tenha uma atenção adequada, com transporte de qualidade e conforto na estação. Espero que, no máximo dentro de 60 dias, sejam feitas as devidas adequações”, completou.

Conheça aqui o resultado das visitas às estações Venda Nova e Vilarinho, realizadas na segunda-feira (16/3).

Superintendência de Comunicação Instituicional