Comissão aprova aquisição de empréstimo pela PBH para obras do OP
Vereadores ainda cobraram informações sobre terceirizados na Câmara

Comissão aprova aquisição de empréstimo pela PBH para obras do Orçamento Participativo e cobra transparência na Câmara Municipal
Em reunião ordinária, realizada na tarde de hoje (4/6), a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas emitiu pareceres favoráveis a sete projetos de lei que tramitam na Casa em 1º turno. Entre eles, o PL 238/2013, de autoria do Executivo, que prevê a contratação de empréstimo pela Prefeitura, no valor de 450 milhões de dólares, para financiamento de programas de governo e obras do Orçamento Participativo. A Comissão aprovou, ainda, novo requerimento a ser enviado à presidência da Câmara Municipal, cobrando o detalhamento das informações sobre contratações de funcionários e empresas prestadoras de serviços na Casa.
O projeto de lei 238/13 autoriza o Executivo a contratar empréstimo de aproximadamente R$ 1 bilhão com organismo financeiro nacional ou internacional, condicionando a aplicação dos recursos da operação de crédito ao financiamento dos programas de governo e do Orçamento Participativo (OP). A Prefeitura prevê a destinação de cerca de 30% do montante para as obras atrasadas do Orçamento Participativo.
“O valor do empréstimo está dentro dos limites de endividamento do Município, mas não sabemos se o percentual reservado para o OP será suficiente para concluir as obras”, ponderou o vereador Tarcísio Caixeta (PT), sugerindo a criação de uma emenda que amplie esse recurso conforme a demanda.
Para Gilson Reis (PCdoB), “a proposta deve ser usar 100%” do crédito contratado para financiar os projetos do OP e minimizar o déficit de 374 obras não realizadas nos últimos quatro anos.
Confira aqui o resultado da apreciação dos demais projetos em pauta.
Transparência no Legislativo
Por meio dos requerimentos 245 a 250/2013, de autoria do vereador Gilson Reis (PCdoB), a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas solicitou à presidência da Câmara, no início de março, a relação nominal de todos os servidores efetivos, estagiários, trabalhadores terceirizados, funcionários contratados por recrutamento amplo e em cargos comissionados, acompanhada da descrição das respectivas funções, remunerações e setores de lotação. Também foram requeridas cópias de todos os contratos e aditivos com empresas de prestação de serviços de publicidade, vigilância, limpeza e manutenção, assim como, as respectivas notas fiscais, referentes aos anos de 2009, 2010, 2011 e 2012, as prestações de contas referentes a essas despesas e a discriminação dos serviços prestados pelas empresas.
Reunida na tarde de hoje (4/6), a Comissão analisou ofício enviado pela Diretoria do Legislativo (nº 15/2013), que comunicava o atendimento às solicitações constantes dos requerimentos citados. Os vereadores questionaram o encaminhamento das informações, exclusivamente, para o gabinete do vereador Gilson Reis e aprovaram novo requerimento exigindo da presidência o envio do material à Comissão para que os dados sejam analisados por todos.
Gilson Reis afirmou que as solicitações foram atendidas apenas parcialmente. A Comissão cobrou da presidência o atendimento integral aos requerimentos, em prazo máximo de cinco dias úteis, sob o risco de solicitar a intervenção do Ministério Público, conforme anúncio do presidente da Comissão, vereador Henrique Braga (PSDB).
Participaram da reunião os vereadores Henrique Braga (PSDB), Gilson Reis (PCdoB), Tarcísio Caixeta (PT) e Jorge Santos (PRB).
Superintendência de Comunicação Institucional