Em pauta, proposta de transferência de leitos do Odilons Beherens
Comissão vai debater impactos de eventual deslocamento de leitos do hospital para UPA

Audiência vai debater impactos de eventual deslocamento de leitos para UPA. Foto: Portal PBH
A gestão da infraestrutura de urgência e emergência do Hospital Odilon Beherens, situado na regional Noroeste da capital, será pauta de audiência pública na Câmara de BH, na próxima terça-feira (03/10), às 13h50, no Plenário Camil Caram. Na reunião, que foi requerida pelo vereador Gilson Reis (PCdoB), a Comissão de Saúde e Saneamento espera receber representantes do Executivo e da sociedade civil para debater a proposta de transferência de leitos do hospital para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a ser inaugurada nas imediações dos equipamentos.
O objetivo do encontro é tratar do impacto do eventual deslocamento dos leitos no atendimento prestado à população, sobretudo em situações de urgência e emergência. De acordo com informações do gabinete parlamentar, a expectativa de Gilson Reis é obter da prefeitura esclarecimentos sobre a proposta de remanejamento de leitos. No entendimento do vereador, eventuais transferências não podem abrir portas para redução de leitos, já que a demanda atual exigiria um acréscimo na estrutura de atendimento.
Em visita técnica realizada no mês de setembro, a Comissão de Saúde da Câmara discutiu in loco, com gestores e usuários, os impactos da proposta de transferência de leitos.
Inaugurado em 1944, na gestão do prefeito Juscelino Kubistcheck, o Hospital Odilon Beherens foi integrado, em 1989, ao Sistema Único de Saúde. Desde então, transformou-se em referência no atendimento de situações clínicas, cirúrgicas e obstétricas de urgência e emergência, além de funcionar como equipamento dedicado ao ensino e pesquisa na área da saúde.
A audiência pública será aberta à participação popular. Dentre outros, foram convidados para a reunião representantes das Secretarias Municipais de Governo e de Saúde, além de membros da equipe do hospital, representantes de servidores da saúde, do Ministério Público e do Conselho Municipal da Saúde.
Superintendência de Comunicação Institucional