EQUIPAMENTO ESPORTIVO

Campo do Grota deve ser reaberto à comunidade no início de outubro

Espaço está fechado em decorrência do mau resultado da reforma. Serão necessários novas intervenções antes da retomada das atividades

quinta-feira, 14 Julho, 2022 - 20:00

Foto: Google Street View

Times que treinam e jogam há décadas no Campo do Brasilina, também chamado Campo do Grota, idosos que frequentam a academia a céu aberto, crianças e jovens do Bairro Sagrada Família e adjacências que brincam e praticam esportes no local lamentam o novo fechamento da quadra pouco mais de dois meses após a esperada reabertura. Nesta quinta-feira (14/7), a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo recebeu atletas e usuários para expor as reivindicações e cobrar respostas dos gestores públicos. Fechado para reforma em 2019, e nos dois anos seguintes por causa da pandemia, o campo foi reaberto, mas, pouco depois, a deterioração do gramado e problemas de iluminação impediram sua utilização. O funcionamento foi novamente interrompido para correção das deficiências, porém, nada foi feito até agora. A comunidade cobrou as intervenções e a previsão do prazo para execução e entrega. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer responsabilizou a empresa que realizou a reforma, que já foi notificada e deverá iniciar os serviços no final de julho, com prazo de 60 dias para conclusão.

Requerente da audiência pública, Wilsinho da Tabu (PP) declarou que é “nascido e criado” no Bairro Sagrada Família, um dos mais antigos da cidade, e sempre acompanha de perto e reforça as lutas da comunidade pela solução dos problemas que a afetam. A solicitação do encontro, segundo ele, teve o objetivo de propiciar aos moradores a oportunidade de ser ouvidos pelo poder público, expondo diretamente suas reclamações, demandas e sugestões. Wilsinho esclareceu que, na condição de membro do Poder Legislativo, não tem a prerrogativa de tomar decisões administrativas e determinar a execução de obras e serviços, pois isso é prerrogativa exclusiva do Poder Executivo. Como parlamentar, cabe a ele apurar as necessidades e reivindicações da população, encaminhá-las à Prefeitura e promover o diálogo entre as partes, contribuir na busca de soluções e fiscalizar o andamento das ações.
O vereador relatou as frequentes reclamações e cobranças que recebe dos moradores em relação à interrupção das atividades do Campo do Grota, um espaço tradicional de treinos e jogos por tradicionais times de futebol da cidade.

Para os mais jovens, os idosos e as crianças do bairro e adjacências, segundo Wilsinho, o campo é praticamente o único espaço para prática de esportes, lazer e convívio. Fechado por quase três anos em razão da reforma, da pandemia e das fortes chuvas, o equipamento foi reaberto em abril de 2022. A alegria dos atletas e frequentadores, no entanto, durou pouco, pois poucas semanas depois a grama nova começou a se soltar, formando buracos e causando lesões nos jogadores, o que impossibilitou seu uso. Além disso, muitas lâmpadas queimaram ou foram quebradas.

Sedentarismo e perda de amigos

 A requalificação da Praça Marco Antônio de Menezes, nome oficial do equipamento que abriga o campo de futebol, quadra de areia e playground, foi escolhida pela comunidade no Orçamento Participativo (OP) 2015-2016. A reforma, segundo os participantes, teve início em julho de 2019 e foi concluída no primeiro semestre de 2020, mas o funcionamento continuou suspenso em razão da pandemia e das fortes chuvas do começo deste ano. Dirigentes de times e frequentadores antigos manifestaram tristeza e preocupação com a descontinuidade do hábito da prática do esporte, do convívio social e dos laços de amizade. Os repetidos fechamentos e a falta de previsão de reabertura, segundo eles, já causaram o afastamento de vários jogadores. Uma moradora que frequentava a Academia da Cidade na praça alertou que muitos vizinhos e colegas idosos, maioria dos usuários da Academia, também perderam a área que usavam para caminhar, voltaram ao sedentarismo, adoeceram e podem ter dificuldade de voltar a se exercitar se o equipamento permanecer fechado por mais tempo. Jovens que participavam regularmente de partidas de futebol confirmaram as condições inadequadas e alertaram que, se continuar vazio e mal iluminado, o local vai voltar a ser usado para bota-foras e uso de drogas.  

Serviço mal feito

Zaner Abreu, da Secretaria Municipal de Esportes, reconheceu a justa cobrança e pressão sobre a Prefeitura para solucionar a questão e garantiu que a pasta olha com muito carinho para o Campo do Grota, um dos equipamentos mais tradicionais da cidade e palco de clubes e jogadores históricos. O gestor afirmou que desde a colocação da grama sintética, em 2012, a demanda cresceu bastante, exigindo a expansão do horário de funcionamento até à meia noite. Oito anos depois, a grama precisou ser substituída, o que já era esperado considerando a duração média do material. Em 2019, o Governo Federal liberou recursos para a troca da grama e outras melhorias. Zaner explicou que a responsabilidade pela obra não é da Secretaria, cabendo à Sudecap a contratação da empresa e o acompanhamento da execução. O material antigo foi substituído e o suporte reforçado, o campo ficou muito bonito, mas o serviço ficou muito ruim; os problemas, porém, só foram detectados quando o campo voltou a ser utilizado, dois anos depois.  

A Smel comunicou à Sudecap que não aceitaria receber o equipamento naquelas condições. A Sudecap vistoriou, concordou e contatou a empresa e exigiu que o serviço seja refeito, sem custos para a Prefeitura; o órgão informou que a intervenção terá início no fim de julho e deverá estar concluído em 60 dias, permitindo a reabertura do equipamento no início de outubro. A pasta espera e torce para que, desta vez, o cronograma seja cumprido, pois a abertura já foi anunciada e adiada duas vezes

Limpeza e manutenção

O coordenador de Atendimento Regional Leste, José Henrique Neto, também declarou um “carinho imenso” pela Praça do Grota e garantiu que o setor de manutenção da Regional realiza constantemente a limpeza, capina, poda e jardinagem. Quanto à cobertura da quadra de areia, troca de grama e aquisição de novos brinquedos para as crianças, ele informou que essas medidas não são atribuição da Regional, responsável pela gestão, manutenção e conservação. Para repor lâmpadas e consertar algum item estragado na iluminação do Campo, ele vai acionar a BHIP, parceiro privado responsável pela iluminação pública no Município, e solicitar as providências necessárias. Sobre a queixa da presença de escorpiões na praça, o gestor entrou em contato, durante a reunião, com a Gerência de Zoonoses, que agendou uma visita ao local na próxima quarta-feira. José Henrique disponibilizou-se a ajudar a Smel no que for necessário e atender as demandas que forem apresentadas à Administração da Regional.

Acompanhamento e fiscalização

Wilsinho da Tabu se comprometeu a acompanhar e a fiscalizar o cumprimento dos prazos, a qualidade do material e dos serviços, recomendando à comunidade que faça o mesmo. O parlamentar e a Secretaria de Esporte e Lazer esperam que, desta vez, a reabertura seja definitiva e que a grama sintética dure de oito a dez anos, conforme o previsto pelo próprio fabricante. A escolha de outra empresa com mais expertise para executar o serviço, sugerida pelo vereador, exigiria uma nova licitação e atrasaria muito a solução do problema, segundo os gestores da PBH. Zaner disse que a empresa foi notificada três vezes, porém descumpriu o acordo. Sobre a aplicação de punição à empresa, só o setor jurídico da Sudecap pode responder.  
Quanto à aquisição de mais brinquedos para o playground, que não está prevista pela Smel, Wilsinho anunciou que vai apresentar uma emenda ao orçamento de 2023 destinando recursos para este fim. Os usuários do Campo do Grota agradeceram o apoio de Wilsinho à comunidade e declararam que, com as respostas obtidas na audiência, ficaram mais otimistas e confiantes na resolução dos problemas.

Superintendência de Comunicação Institucional

Audiência pública para debater os impactos que a comunidade vem sofrendo pela interrupção das atividades esportivas e de entretenimento no Campo do Grota - 21ª Reunião Ordinária - Comissão de Educação